Primeiramente, muito se fala sobre os prédios que têm energia solar, um tema quente que tem atraído muitas pessoas e despertado o interesse de muita gente, pensando nisso hoje separamos para você 5 projetos de arquitetura com energia solar!
Um olhar mais atento para o topo dos telhados de casas e comércios, nos mostra um número crescente de locais que têm recebido investimento em geração de energia de forma sustentável a partir do sol.
Além disso, fora os benefícios de economia, ser sustentável, proteção contra inflação das contas de luz e valorização do imóvel, a integração da energia solar com os projetos, cria novos designs e possibilita verdadeiras obras de arte.
Sendo assim, veja a seguir 5 exemplos de projetos que combinam arquitetura e energia solar:
Primeiro dos 5 projetos de arquitetura e energia solar: Mont-Cenis Academy, Herne Sodingen, Alemanha
Primeiramente a Academia Mont-Cenis na Alemanha, é um verdadeiro exemplo de que a integração de arquitetura e energia solar traz projetos fantásticos.
Além disso, o complexo tem na sua construção elementos de madeira e vidro em todo seu contorno, associados com painéis solares no teto.
Desse modo permite o aproveitamento da luz natural em algumas áreas e em outras a geração de energia elétrica.
Veja esses pergolados e varandas, que incrível não?
Áreas de banho, jardins, ou mesmo sacadas, são locais ótimos para a inclusão de pergolados em projetos residenciais.
Deste modo, este é mais um elemento da arquitetura que pode ser combinado à energia solar, em especial com módulos bifaciais.
Além disso, podendo fazer com que o sistema fotovoltaico tenha aumento da eficiência se comparados aos outros módulos tradicionais.
fonte: we-ha.com
Terceiro dos 5 projetos de arquitetura e energia solar: Centro de Pesquisa e Eficiência Energética CAOA
O Centro de Pesquisa e Eficiência Energética (CPEE) da CAOA, montadora e distribuidora das marcas Hundai e Chery no Brasil, aplicou na fachada de seu prédio a tecnologia OPV, o filme fotovoltaico orgânico.
Envelopado em vidro, faz da fachada do edifício um dos maiores projetos do mundo onde é utilizado o material.
Os filmes fotovoltaicos são flexíveis e leves.
Apesar de terem um custo bem superior ao dos módulos fotovoltaicos, esta é uma alternativa com grande potencial de crescimento em projetos arquitetônicos.
Considerando a grande versatilidade para diferentes superfícies, além de dependerem pouco do ângulo de onde o sol bate e de agirem como fixadores das radiações, possibilitando também maior conforto térmico ao edifício.
Quarto projeto (esse é para os amantes de futebol): Mineirão
Inaugurado em 2013, a usina fotovoltaica instalada no estádio Mineirão, em Belo Horizonte-MG, conta com 6000 módulos fotovoltaicos.
Sendo assim, totalizando 1,42 MWp de potência instalada.
Um sistema com grande capacidade de geração que colocou o estádio entre uns dos maiores produtores de energia do Brasil.
Quinto e último projeto: Estacionamento UFPR
A Universidade Federal do Paraná investiu na construção de coberturas no estacionamento utilizando energia solar.
Isso mesmo, enquanto gera energia elétrica para a universidade – capacidade para 1,3 MWh/ano – a usina faz sombra para 375 vagas de carros com as estruturas carport.
Esses, e outros exemplos, mostram o quanto a energia solar é um excelente investimento e o quanto tem-se integrado à arquitetura urbana.
Sendo assim, não fique de fora!
Faça um orçamento em 60 segundos e aproveite todos os benefícios dessa tecnologia sustentável!