Crescimento do setor solar, você sabe como aconteceu o seu desenvolvimento e história?
Preparamos um breve artigo para você ficar por dentro de tudo!
Como começou?
A origem da Energia Solar Fotovoltaica se deu ao final da década de 1830.
Após diversas pesquisas do físico francês Alexandre Edmond Becquerel, que descobriu o efeito fotovoltaico.
o americano Charles Fritts desenvolveu a primeira célula capaz de gerar corrente elétrica através da luz solar, passadas quase cinco décadas, em 1883,
Após os primeiros marcos citados acima, muitos estudos foram desenvolvidos a respeito dessa tecnologia com o passar dos anos.
Mas, quando foi feita a primeira instalação de um sistema solar?
Até que, em 1958, os painéis fotovoltaicos começaram a de fato serem utilizados.
A primeira instalação foi um módulo de 1W anexado em um satélite, a fim de alimentar seu rádio de comunicação.
Em seguida, iniciou-se a utilização em residências não conectadas à rede de energia elétrica e, até mesmo, em meios de transporte, como ônibus, aviões e navios.
E como está o crescimento do setor solar hoje em dia?
Seguindo a linha do tempo, em 2012 a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) instituiu a Resolução Normativa nº 482.
Que então passou a permitir a geração de energia por qualquer consumidor conectado à rede de distribuição, podendo também acumular créditos energéticos.
A partir desse momento, houve um crescimento exponencial no setor brasileiro de energia solar.
Entre os anos de 2019 e 2021, por exemplo, o Brasil atingiu sucessivos recordes de potência instalada por ano: 2,4GW em 2019.
Além disso, no ano seguinte 2,68GW e, em 2021 surpreendentes 3,5GW.
E qual a previsão de crescimento do setor solar para o futuro?
A energia solar se tornou a sexta principal matriz energética brasileira, representando 2,4% do total, com um crescimento enorme chegando a 8,26GW instalados no país!
Em 2021 o Brasil entrou no grupo dos 15 países líderes de produção mundial de energia solar, além do recorde de instalação!
Diante do cenário positivo que o Brasil vem apresentando, as expectativas para os próximos anos são de que os investimentos no setor de energia solar só irão expandir, sobretudo em 2022.
Esse otimismo se baseia, principalmente, em dois pilares: a aprovação da PL 5829, e a projeção de um aumento na fatura de energia em 21%.
Tendo em vista tamanha valorização do setor e as tendências de crescimento, o investimento em energia solar tem se tornado cada vez mais rentável, não só para grandes consumidores, mas, também, para instalações residenciais.
Por fim, se você se interessou por esse setor tão promissor e deseja conhecer mais…
Faça uma simulação aqui e, em menos de 60 segundos saiba qual será o valor médio do seu investimento!