Carros elétricos: tudo sobre!

Você sabe o que são carros elétricos? Com a alta do combustível eles se tornam cada vez mais uma opção para fugir dos preços gritantes e que só aumentam atualmente no país.

Os carros elétricos surgiram como uma alternativa sustentável aos veículos movidos a combustíveis fósseis — recursos naturais não renováveis (petróleo, gás e carvão).

Esses veículos não emitem gases poluentes e estão começando a crescer no mercado brasileiro e, aos poucos, se tornando o sonho de consumo dos motoristas.

Mesmo com as restrições da pandemia, o ano de 2020 teve um aumento de 66,5% de carro elétricos comercializados no país em relação ao ano anterior

Mas como funcionam os carros elétricos?

Carros elétricos funcionam por meio de uma corrente elétrica, e não pela queima de combustível fóssil.

quatro componentes básicos formam os carros elétricos:

  • Bateria: É recarregável e armazena a energia elétrica que será utilizada para fazer o carro funcionar.
  • Inversor: converte a corrente elétrica contínua em corrente alternada, que é direcionada até o motor de indução;
  • Motor de indução: quando recebe a energia enviada pelo inversor, o motor de indução é acionado pela eletricidade que aciona os mecanismos responsáveis por fazer o carro se mover;
  • Sistema de recuperação de energia: formado por dispositivos que recolhem a energia cinética gerada pela desaceleração do carro para reutilizá-la.

Sem a queima de combustíveis, o carro não emite ruídos incômodos nem gera poluentes.

Além disso, o uso da eletricidade permite que a energia seja melhor aproveitada.

Uma vez que o mecanismo do motor sofre menos atrito em comparação com o motor a combustível.

Assim, a aceleração do carro se torna mais leve e isso facilita a condução.

Quais os tipos de carros elétricos?

  • Plug-in electric: carros 100% elétricos, e não usam nenhum outro combustível, além da energia elétrica das baterias. Adquirem sua energia quando são carregados.
  • Plug-in hybrid: carros híbridos, que funcionam tanto com eletricidade quanto com combustível. Se a energia elétrica acabar, você pode trocar pela gasolina, por exemplo.
  • Hybrid electric: carros predominantemente a combustível, mas que também funcionam com energia elétrica, contudo, ao contrário dos plug-in hybrid, não é possível carregá-los em uma fonte, a bateria é recarregada pelo sistema de recuperação de energia.

E como funciona a recarga de um carro elétrico?

A recarga pode ser feita em pontos de carga como shoppings, eletropostos, postos de combustível, e privados, como empresas e estacionamentos.

Ou por meio de uma tomada residencial de 120V a 220V, que demora até 20h para ser completa.

Há também disponíveis no mercado aparelhos Wallbox, carregadores de parede que completam o carregamento em até 4h.

Um grande investidor desse mercado é Elon Musk.

Por fim, listamos algumas vantagens que o carro elétrico pode proporcionar.

São elas:

Condução silenciosa e zero emissão de poluentes: Devido à ausência de várias peças móveis do motor e do barulhento sistema de escape, os carros elétricos oferecem um deslocamento mais silencioso e tranquilo.

Eles também beneficiam o meio ambiente, pois não emitem gases do efeito estufa ou poluentes.

Melhor condução: A condução do veículo é mais fácil, uma vez que o mecanismo do motor sofre menos atrito em comparação com o motor a combustível devido a eletricidade.

Manutenção: Outro aspecto importante é que o custo com a manutenção dos veículos elétricos é até 15% menor, pois não precisam de óleo frequentemente, por exemplo, nem de certos procedimentos comuns aos carros normais, já que possuem menos peças móveis no motor.

Menor custo: A energia necessária para mover os veículos elétricos corresponde a um terço do valor do combustível utilizado nos motores de combustão, considerando a mesma distância percorrida e iguais condições de uso

Menor carga tributária: Com o intuito de expandir o mercado de carros elétricos, diversos países oferecem impostos reduzidos e outros subsídios para quem compra esse tipo de veículo. No Brasil, o governo zerou o imposto para a importação de automóveis movidos a hidrogênio ou eletricidade.

 

Pare de se preocupar com o aumento da gasolina! 

 

Tenha em casa tanto um carro elétrico como seu próprio “posto” de combustível.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Assine e receba as novidades por email!

Marketing por

Não perca tempo,

Faça uma
simulação!

Descubra tudo sobre o seu sistema

  • Preço do Sistema
  • Quantidade de Módulos
  • Economia Gerada
  • Parcela do Financiamento
  • E Muito Mais!