Você sabe quais os benefícios de um sistema de energia solar em clínicas médicas e hospitais? Pense nesse cenário:
Inúmeros ar-condicionado, ventiladores pulmonares, desfibriladores, câmaras climatizadas, equipamentos de raio x, rede de computadores…
Antes de tudo, quando é tratado o assunto, saúde, temos em vista que é um local que demanda energia de forma urgente e constante ao longo do dia.
São inúmeros os equipamentos de grande porte (que consomem muita energia) que são essencialmente utilizados durante todo o dia, a fim de garantir a vida e o bem-estar dos pacientes que frequentam o estabelecimento ou pessoas que lá trabalham.
Clínicas Médicas e Hospitais apresentam a necessidade de atenção especial
Quando o assunto é energia, tanto em parâmetros quantitativos que se refere ao volume (quantidade de energia consumida) como em parâmetros qualitativos que se refere a qualidade da energia que é fornecida.
Taxa Selic na casa dos dois dígitos, reajustes tarifários, adicional de bandeira de Crise Hídrica, aumento de mais de 200% nas alíquotas Pis e Cofins no último ano.
Realmente. Os últimos anos de Pandemia trouxeram péssimas noticias consigo para todos os setores da economia.
Não diferente, o setor de saúde também foi afetado, trazendo a tona a necessidade de reajuste e readequação orçamentaria para o cenário macro econômico que se apresenta. Os contadores estão literalmente fritando o cérebro.
Para isso, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), por meio da Lei Federal nº 13.203 instituída em 8 de dezembro de 2015, confere descontos de, no mínimo, 50% às tarifas de uso dos sistemas elétricos de transmissão e de distribuição aos hospitais que optarem pela utilização de um sistema de energia distribuída.
Com tudo isso apresentado
A Energia Solar tem se mostrado de forma cada vez mais atrativa para o setor da saúde, afinal, além de ser uma energia gerada de forma LIMPA contribuindo, portanto, para o meio ambiente, representa a redução de até 95% de um custo fixo representativo na DRE e que por sinal têm perspectiva de aumento para os próximos meses.
É uma relação Ganha-Ganha.
Para o setor de saúde a oportunidade de acabar de vez com um custo fixo e ganhar margem para os outros setores como, inovação, tecnologia e desenvolvimento de pesquisas que contribuam para a sociedade.
Para o setor de energia uma ótima oportunidade de impactar de forma positiva (mesmo que indireta) na vida da população brasileira.
Além de se mostrar uma ótima oportunidade de mercado, é claro!
Case de sucesso internacional de Energia solar em clínicas e hospitais
Em 2014 abriu as portas no Haiti o maior (na época) hospital movido a energia solar do mundo!
O Hospital Universitário de Mirebalais, localizado a 30 quilômetros ao norte da capital Porto Príncipe.
Que conta com mais de 1800 painéis fotovoltaicos instalados que geram mais de 100% da energia consumida pelo hospital.
Além disso, os problemas de fluxos intermitentes de energia, que antes interferiam nos atendimentos, danificavam equipamentos e dificultavam os cuidados da saúde da população local acabaram,
Energia Solar Fotovoltaica em Hospital no Haiti.
O projeto é extremamente representativo por tratar dois pontos, quantidade de energia gerada e qualidade da energia, com certeza o projeto contribuiu de forma positiva na qualidade de vida local da região.
Case de sucesso nacional de energia solar em clínicas e hospitais
Investimento em usina fotovoltaica no HUCF pode reduzir custo da energia em 30%.
O Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF) conta com suporte estratégico para novos investimentos na geração de energia limpa e renovável.
A parceria mais recente da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) neste sentido é com o projeto “Cemig nos Hospitais”.
Da Companhia Energética de Minas Gerais, na instalação de um sistema de geração solar fotovoltaica.
Os recursos são da ordem de R$350 mil, oriundos do Programa de Eficiência Energética/Cemig, regulado pela Aneel e com o suporte do Governo de Minas.
O cronograma teve início em 13/1 e será concluído nos próximos dias, conforme previsão técnica.
Os investimentos são em equipamentos, instalação, comissionamento e conexão.
O projeto prevê a colocação de 158 módulos fotovoltaicos, distribuídos em 390 metros quadrados.
A potência prevista é de 75 kWp, com expectativa de geração de 119,3 MWh/ano de energia.
Este volume de energia atenderia, por exemplo, a demanda anual de 83 residências simultâneas. A projeção de redução de custo nas contas de energia elétrica é de 25% a 30%.
Case de sucesso da Getpower
No Espirito Santo a Getpower também têm se movimentado para transformar a forma como o setor de saúde consome energia.
Acima de tudo é uma chance de oferecer desenvolvimento e sustentabilidade para a população de diversas cidades.
Foram inúmeros os projetos voltados ao assunto, tanto projetos de engenharia, como projetos voltados a conscientização e reeducação dos empresários que atuam no ramo.
Dentre os projetos de engenharia executados um dos destaques é com toda certeza a Clínica Reabilitar em Linhares / ES.
O projeto apresenta potência instalada de 47,43 kWp, isso representa uma geração anual de aproximadamente 65,8 MWh.
O empresário David Engel não tem dúvida do investimento que fez e está aliviado ao saber que economizará cerca de 90% com energia.
Sendo assim, leva a uma economia anual de R$63.000,00 aproximados.
Além disso, esse excedente em economia é uma ótima margem para reinvestir em novas tecnologias e serviços prestados, quem mais ganha com a melhoria é a população de Linhares/ES.