Certamente para quem quer investir ou conhecer mais do mercado, o medidor bidirecional pode ser uma dor de cabeça e trazer algumas insatisfações.
Hoje vamos mostrar para você tudo o que você precisa saber para não se perder na hora da compra e manutenção!
Já falamos aqui no blog sobre os temas mais pesquisados em energia solar
Então segue o fio pra entender tudo que você precisa saber sem complicação!
O medidor bidirecional de energia solar, assim como o medidor comum, é o equipamento responsável por medir o consumo de energia elétrica em uma instalação, a concessionária usa ele para “tirar” a fatura mensal.
Porém, diferente do tradicional, esse aparelho realiza dois registros: a quantidade de energia, em kWh (unidade de medida pra energia), da instalação e a injetada na rede, que será produzida pelo sistema de energia solar!
Além disso, por ser um componente essencial no sistema fotovoltaico, é de extrema importância que o usuário saiba interpretar os dados fornecidos.
Entenda o que significa cada valor mostrado no seu medidor bidirecional!
Como já mencionado no início do texto, o medidor bidirecional registra tanto a energia consumida pela instalação quanto a injetada na rede, sendo necessário saber diferenciar cada um deles.
A primeira, que seria também mostrada em um medidor comum, aparece com o código 003; já a segunda, é identificada pelo código 103.
Dessa forma, o consumo faturado pela concessionária será a diferença entre a energia injetada e o total consumido no período.
Figura 1: medidor bidirecional mostrando os códigos 103 e 003, respectivamente.
Por que a geração registrada no meu inversor não é a mesma do medidor?
Primeiro vamos lembrar o que é o consumo instantâneo, para poder entender esse contraste!
Durante o dia, os equipamento elétricos (ou aparelhos) que estejam ativos irão consumir a energia gerada instantaneamente.
O consumo não passa pelo medidor, mas a empresa de energia fatura e registra no sistema do inversor!
Assim sendo, podemos destrinchar cada registro: o inversor irá mostrar toda a geração diária do sistema, enquanto no medidor é mostrado a diferença entre a geração total e o consumo instantâneo.
Sobre a responsabilidade de instalar o medidor bidirecional!
Quando o sistema de energia solar for concluído, começará a gerar créditos!
Mas isso não é responsabilidade do cliente.
Assim que for o momento, basta solicitar que a concessionária realize a troca do medidor tradicional para o bidirecional, e pronto: você já estará gerando economia e, é claro, sua própria energia limpa!
Você não está sozinho nessa!
Aqui na Getpower Solar temos uma equipe incrível, vamos auxiliar em todas as etapas do seu projeto!
Desde a realização de avaliações de infraestrutura á instalação das placas fotovoltaicas! Não se desgaste com isso, entre hoje mesmo em contato e dê um passo em direção ao futuro!