Com o passar do tempo as alterações climáticas tem preocupado cada vez mais as pessoas, mas como a Energia Solar pode mudar esse cenário?
Em seguida, confira neste artigo algumas contribuições da energia solar para a diminuição das mudanças climáticas!
O que são mudanças climáticas?
As mudanças climáticas são transformações a longo prazo nos padrões de temperatura e clima.
Essas mudanças podem ser naturais, como por meio de variações no ciclo solar.
Mas, desde 1800, as atividades humanas têm sido o principal impulsionador das mudanças climáticas, principalmente devido à queima de combustíveis fósseis como carvão, petróleo e gás.
De acordo com o
IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas), há 90% de certeza de que é a ação do Homem que está provocando alterações na temperatura da Terra.
O grande ponto de partida para as mudanças climáticas foi a Revolução Industrial.
A partir dessa época, as pessoas passaram a emitir maiores quantidades de gases causadores do efeito estufa (GEE), como o dióxido de carbono.
A concentração de 280 ppm4 do dióxido de carbono (valor da época) passou para 400 ppm5 nos dias de hoje, piorando muito o efeito estufa.
Esse é um dos responsáveis pelo tão falado aquecimento global.
Conforme a
Nasa (Administração Nacional do Espaço e da Aeronáutica) e a
Nooa (Administração Oceânica e Atmosférica Nacional), em 2018, foi registrada a quarta temperatura mais elevada do planeta dos últimos 140 anos.
Alterações climáticas e energia solar
Com ele é possível gerar a própria eletricidade, o que reduz significativamente a pegada de carbono, além de representar economia financeira na conta de luz.
Utilizar a própria luz solar como fonte de energia é ter a oportunidade de contribuir para um futuro melhor para o nosso planeta.
O quilowatt-hora originado do sistema fotovoltaico custa uma fração do preço da eletricidade convencional.
As possibilidades para o futuro com as alterações climáticas e a energia solar
A gravidade dessas consequências dependerá da capacidade da humanidade de controlar as emissões a partir de medidas de mitigação, tais como a substituição do uso de fontes fósseis de energia por renováveis.
Existem hoje diversas opções energéticas mais limpas como a obtida a partir do vento (eólica), do sol (solar), das ondas e da biomassa. Cientistas e especialistas ambientais não param de repetir que o uso de energias renováveis é uma das principais maneiras de minimizar as mudanças climáticas.
Por isso, ao optar pela geração solar fotovoltaica, o consumidor contribui também para a mitigação das mudanças climáticas.
Ou seja, um problema global que depende também dos hábitos de consumo de todos os cidadãos.
Contribua para um futuro sustentável e tenha um sistema de energia solar!
Além disso, aqui é possível cortar em até 95% dos gastos com seu boleto de luz, de forma rápida e prática em 60s você descobre o que é necessário para respirar aliviado com sua fatura de energia!