Bandeiras tarifárias e Energia Solar: O que Precisa Saber

GetPower Solar
18/05/2020

Bandeiras Tarifárias

As bandeiras tarifárias é o sistema que sinaliza aos consumidores os custos reais da geração de energia elétrica.

O funcionamento é simples: as cores das Bandeiras (verde, amarela ou vermelha) indicam se a energia terá um custo maior em função das condições de geração de eletricidade daquele período.

Com as Bandeiras, a conta de luz fica mais transparente e o consumidor tem a melhor informação com o propósito de usar a energia elétrica de forma mais consciente.

Por exemplo: A bandeira tarifária quando está na cor verde quer dizer que não terá acréscimo no custo para os consumidores.

As bandeiras tarifárias variam de acordo com o GSF e o PLD, elas são as duas variáveis que determinam a cor da bandeira a ser acionada.

Se o consumidor reduzir seu consumo, a sua Bandeira muda de cor?

Não. A bandeira de energia não se diferencia para a quantidade de kWh consumidos unidade consumidora e sim pela ANEEL.

O que irá mudar será o valor total pago, devido esse acréscimo ser referente a cada 100 kWh usados pela unidade.

A cor da Bandeira é definida mensalmente e aplicada a todos os consumidores do Sistema Interligado Nacional - SIN (regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e parte do Norte).

As cores das Bandeiras são as mesmas para todos consumidores?

Sim. Desde março de 2015, com a criação da Conta Centralizadora dos Recursos de Bandeiras Tarifárias, foi estabelecida uma única cor de Bandeira para todo o SIN. Para mais informações sobre essa conta, clique aqui.

Há incidência de tributos sobre o valor da Bandeira Tarifária?

Sim. Aplicam-se às Bandeiras os mesmos tributos incidentes sobre as tarifas.

Quando e como as Bandeiras mudam de cor?

A cada mês, as condições de operação do sistema de geração de energia elétrica são reavaliadas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico - ONS, que define a melhor estratégia de geração de energia para atendimento da demanda. A partir dessa avaliação, define-se a previsão de geração hidráulica e térmica, além do preço de liquidação da energia no mercado de curto prazo.

Desse modo, para cada nível de geração hidráulica e térmica tem-se uma previsão de custos a serem cobertos pelas Bandeiras. Portanto, as cores das bandeiras tarifárias são definidas a partir da previsão de variação do custo da energia em cada mês.

Como a Bandeira Afeta a Energia Solar?

Com clientes que possuem energia solar a história é um pouco diferente.

Como o cliente que possui energia solar gera também a sua própria energia, ele não sofre incidência  dessas bandeiras em cima do valor produzido por ele.

Como podemos observar na imagem acima, é cobrado o valor das bandeiras tarifarias apenas da energia do Custo de Disponibilidade.

Portando além de economizar com a alta tarifa de energia brasileira ele também economiza com as bandeiras quando estão em um patamar diferente da verde.

Contudo vale ressaltar que não apenas os clientes com energia solar possuem a isenção, similarmente acontece também com consumidores em Mercado Livre , eles também são isentos das bandeiras.

Agora que entendeu o que são bandeiras tarifárias quer se livrar de uma vez por todas delas? Clique aqui e faça um orçamento agora e produza sua própria energia.

Nos siga também em nossas redes sociais @getpowersolar

Receba nosso ebook grátis!

Posts relacionados