Como Comprar um Sistema de Energia Solar – Passo a Passo

Comprar um sistema de energia solar é mais fácil do que parece, porém é necessário um estudo de viabilidade, validação e uma equipe de instalação qualificada para garantir uma boa instalação do sistema de energia solar para obter os resultados esperados.

Adquirir um sistema de energia solar nunca foi tão rentável e simples, veja os 6 passos para comprar e instalar um sistema de energia solar

  1. Entendendo a necessidade energética
  2. Fazer um pré-orçamento
  3. Validar o orçamento
  4. Acordar formas de pagamento
  5. Homologação do Sistema
  6. Instalação do sistema

Passo 1: Entendendo a sua conta de energia

O primeiro passo para você comprar um sistema de energia solar é dimensionar de acordo com o seu consumo, para isso é preciso ter as informações da conta de energia.

Informações necessárias:

  • Consumo histórico de 12 meses
  • Tipo de ligação: Trifásica, Bifásica ou Monofásica
  • Tensão de fornecimento
  • Endereço de instalação
Informações da Conta e Cliente

Para dimensionar um sistema de energia solar com precisão é necessário saber o consumo de 12 meses e possíveis aumentos de consumo, como adição de aparelhos de ar-condicionado, novos membros na residência e outros fatores.

Consumo Histórico da Conta

Se você ainda tem dúvidas de como funciona o sistema recomendo a leitura desse artigo: https://getpowersolar.com.br/como-funciona-energia-solar/

Passo 2: Simular o custo de instalação do sistema de energia solar

Celular com orçamento de energia solar

Com base no seu consumo médio mensal de energia, você irá simular o custo da instalação do sistema completo de energia solar para sua casa ou empresa.

Com o simulador da Getpower é possível descobrir o preço em menos de 1 minuto do sistema de energia solar ideal para o seu consumo.

Faça um pré-orçamento

FAZER SIMULAÇÃO DO SISTEMA DE ENERGIA SOLAR

São poucos dados para realizar a simulação, além do consumo é necessário saber o tipo de telhado que será instalado, endereço da instalação.

Após preencher você terá acesso ao preço, potência do sistema, número de módulos fotovoltaicos, produção mensal, área necessária, economia mensal, valor do financiamento e mais!

Passo 3: Validação da simulação solar

Após realizar a simulação do sistema de energia solar, você já tem em mãos uma estimativa de custos, potência pico e economia do seu sistema é necessário a validação por uma equipe especializada

A validação serve para verificar o dimensionamento e a viabilidade técnica do imóvel para receber um sistema de energia solar.

Já fez a simulação? Valide a sua proposta com um de nossos consultores

Passo 4: Acordar formas de pagamento

Hoje já é possível adquirir um sistema de energia solar de diversas formas, como pagamento à vista, parcelado, financiado ou até mesmo alugando.

Para o pagamento à vista ou parcelado o processo é um pouco mais rapido. Caso seja escolhido pagar por meio de financiamento é necessário escolher uma instituição financeira e realizar uma análise de crédito

Veja uma matéria completa sobre financiamento para energia solar

Curiosidade: Normalmente são emitidas duas notas para o cliente, uma de material e outra de serviço, assim evita-se a bi-tributação deixando o sistema ainda mais barato para o cliente.

Passo 5: Homologação e agendamento

Com a forma de pagamento acordada e contrato assinado é necessário realizar a Homologação do sistema de energia solar junto a concessionária de energia local.

Para realizar a Homologação é preciso confeccionar um projeto elétrico assinado e reconhecido por um engenheiro eletricista e submeter a aprovação. Tudo isso é controlado pela Aneel e pelo CREA.

Mais pode ficar tranquilo, a papelada é a gente que resolve 🙂

Passo 6: Instalação do sistema de energia solar

Assim que o projeto for aprovado é hora de realizar a instalação, para isso é combinado a melhor data.

No dia da instalação nossos profissionais irão até o local com o seu projeto e com todos os equipamentos de segurança.

Troca do medidor de energia bi-direcional

Feita a instalação, solicitamos a troca do medidor de energia junto a concessionaria, para um medidor bi-direcional. O prazo para efetuarem a troca é de 7 dias úteis.

Obs: Todos os valores já estão inclusos do projeto fotovoltaico com a Getpower

Após a troca você já está gerando energia e pode monitorar a sua produção em tempo real!

Dúvidas sobre a instalação

Quanto tempo demora: O tempo varia de acordo com o tamanho do sistema fotovoltaico. Um sistema residencial demora cerca de 2-3 dias, enquanto um sistema comercial leva entre 5 – 10 dias.

É necessário alguma adequação do telhado: Isso será visto na visita técnica por uma equipe especializada, na maioria dos casos não é necessário nenhuma alteração.

Qual a manutenção do sistema: A manutenção do sistema é feito em média de 6 em 6 meses. Verificamos a produção da sua usina, caso precise pode falar com o nosso consultor .

O sistema é seguro: O sistema de energia solar conta com varias proteções contra surtos. É importante lembrar que o sistema on-grid trabalha simultaneamente com a rede da concessionário, sendo assim, caso houver o desligamento da rede, o seu sistema automaticamente é desligado por motivos de segurança.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Assine e receba as novidades por email!

Não perca tempo,

Faça uma
simulação!

Descubra tudo sobre o seu sistema

  • Preço do Sistema
  • Quantidade de Módulos
  • Economia Gerada
  • Parcela do Financiamento
  • E Muito Mais!