Como Funciona a Energia Solar

Entender corretamente como funciona a energia solar é fundamental para quem planeja investir nesse tipo de tecnologia. Vamos agora te explicar tudo o que você precisa saber:

Primeiro vamos entender o que é a energia solar fotovoltaica

É importante entender a diferença entre: aquecedor solar e energia solar fotovoltaica.

O aquecedor solar é muito comum aqui no Brasil e tem como finalidade aquecer a água que é utilizada na casa. Dessa forma o consumidor deixa de depender de chuveiros elétricos e obtém uma redução no seu consumo de energia elétrica.

A energia solar fotovoltaica é composta por uma série de equipamentos que, trabalhando juntos, convertem a luz solar em energia elétrica. Assim, você é capaz de produzir energia e utilizar dessa produção para abater o seu consumo frente a concessionária.

Esclarecido a diferença, vamos entender como a Energia Solar Fotovoltaica Funciona

Como funciona a energia solar – Passo a Passo

Veja o passo a passo do funcionamento do sistema de energia solar:

1 – Como ocorre a produção e o consumo de energia elétrica

2 –  Como funciona o desconto na fatura de energia

3 – Cuidados e manutenções com os geradores

1 – Como ocorre a produção e o consumo de energia

Os dois principais equipamentos de um sistema de energia solar fotovoltaica são os módulos, ou painéis solares, e os inversores.

Os módulos captam a luz solar e neles ocorre o efeito fotovoltaico, que dá origem a energia elétrica de corrente contínua.

Os módulos são interligados uns aos outros, e essa energia elétrica produzida é levada até o inversor.

O inversor tem a função de transformar a corrente contínua para a corrente alternada, que é aquela comumente utilizada e fornecida pela concessionária de energia.

Agora que a energia gerada já está com as mesmas características daquela utilizada por você, o sistema de energia solar fotovoltaico é conectado no seu padrão de energia elétrica.

A partir daí a energia está disponível para ser consumida por todos os aparelhos da sua casa.

Quando existe uma diferença positiva (excesso) entre a energia produzida naquele momento para a energia que está sendo consumida pela residência ou empresa, essa diferença é chamada de excedente de geração ou créditos energéticos.

Em sistemas on-grid, isso é, sistemas conectados à rede da concessionária, essa energia é contabilizada pelo medidor e contabilizada na forma de créditos energéticos.

Esses créditos possuem uma validade de 60 meses e são utilizados nos momentos em que há pouca ou nenhuma geração.

Sistema on-grid

Exemplo: O Sistema de energia solar está gerando 10kWh e a casa está consumindo apenas 8kWh naquele momento. Dessa forma serão injetados a rede da concessionária 2kWh de créditos energéticos que poderão ser usados quando o seu sistema não estiver produzindo o suficiente para a sua residência.

Já para sistemas off-grid, que são aqueles sistemas desconectados da rede da concessionária, o excedente de geração é armazenado em baterias para ser utilizado em momentos de pouca ou nenhuma geração.

Sistema off-grid

Como a esmagadora maioria dos sistemas de energia solar fotovoltaica são on-grid e a viabilidade econômica é muito maior, vamos seguir falando deles.

Se você quiser conhecer um pouco mais de sistemas off-grid, preparamos um post especial para você, basta clicar aqui!

2 – Como funciona o desconto na fatura de energia

Após a instalação do sistema é feita a troca do medidor de energia (relógio) para um medidor Bidirecional, ou seja, que contabiliza o consumo e a produção excedente de energia elétrica do imóvel.

Ao longo do mês terão momentos que irá ser produzido mais energia do que consumido pelo imóvel e assim o medidor irá contabilizar essa energia.

No final do mês é feita a contagem da energia consumida e energia gerada pelo sistema fotovoltaico, como um sistema de débito e crédito.

Exemplo: no mês de Julho foi produzido 450 kWh pelo sistema de energia solar e foi consumido um total de 650 kWh pelo imóvel, caso você não tenha créditos energéticos é feito a cobrança de 200kWh consumidos da concessionária de energia.

No mês de Agosto o seu sistema produziu 600 kWh e foi consumido 300 kWh pelo imóvel, então nesse caso você terá a diferença como crédito de energia para usar nos outros meses.

Tudo isso é regulamentado pela Aneel e todos os consumidores que aderirem a energia solar podem usufruir desses benefícios

Orçamento 100% Online e Gratuito

3 – Cuidados e manutenções com os geradores

Assim como todo equipamento de vida útil elevada, neste caso estamos falando de 25 anos, é necessário cuidado acerca dos componentes.

É recomendado para sistemas residenciais que se realize uma manutenção com uma empresa especializada a cada 6 meses para garantir uma maior produção e preservar a vida útil dos equipamentos.

Além disso é recomendável que seja feita periodicamente uma limpeza na superfície dos painéis, de modo a retirar poeira e sujeiras localizadas.

Agora que você já conhece o funcionamento de um sistema de energia solar fotovoltaica, clique aqui e conheça as melhores condições do mercado!

Descubra também o número de módulos necessários, faça seu pré-orçamento

Descubra qual o sistema de energia solar ideal para o seu consumo

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Assine e receba as novidades por email!

Não perca tempo,

Faça uma
simulação!

Descubra tudo sobre o seu sistema

  • Preço do Sistema
  • Quantidade de Módulos
  • Economia Gerada
  • Parcela do Financiamento
  • E Muito Mais!