4 dicas de Eficiência Energética

GetPower Solar
27/11/2018

Eficiência energética para empresas

Vamos te apresentar 4 dicas essenciais caso você esteja interessado reduzir despesas (todos estamos). Então leia agora as dicas e reduza suas despesas através da eficiência energética para empresas com a ajuda da GetPower.

  • Revisão do contrato de fornecimento

Estude a melhor opção em termos de modalidade tarifária e demanda contratada, de acordo com o perfil de carga da sua empresa no período de um ano.

Multas por ultrapassagem de demanda geram surpresas indesejáveis no final do mês. Contratos superdimensionados de demanda também resultam em despesas desnecessárias.

  • Correção do fator de potência

Verifique se há multas por excedentes de reativos na sua fatura de energia. Dependendo da quantidade de consumo reativo excedente, será bastante viável um projeto de bancos de capacitores (fixos ou automáticos) para correção do fator de potência da instalação.

Tente garantir que o mesmo esteja sempre acima dos limites estabelecidos pela ANEEL.

  • Gestão de energia elétrica

Pratique a gestão de energia através da eficiência energética. O contrato de fornecimento de energia com a concessionária é um dos maiores dentro da empresa em valores monetários.

Normalmente não há gerenciamento como ocorrem em outros contratos. Monitore o consumo, a demanda e o fator de potência em tempo real e esteja certo que a energia está sendo bem utilizada.

Crie indicadores de performance, tenha metas e uma visão gerencial sobre o consumo de energia.

A partir de uma boa gestão energética, é possível identificar pontos de desperdício nos diversos usos finais de energia. São exemplos desse iluminação, ar condicionado, frio alimentar, motores elétricos, entre outros.

  • Ações de eficiência energética

Estabeleça ações de eficiência energética, em ordem de prioridade. Sabendo onde e quando a energia está sendo consumida, é possível orientar ações de eficiência energética.

Algumas delas exigem recursos de capital (investimentos) pois implicam na compra de equipamentos/dispositivos mais modernos e/ou na implantação de fontes alternativas de energia, mas outras simplesmente são obtidas a partir da mudança de hábitos administrativos e rotinas operacionais.

Conte com a consultoria especializada em eficiência energética da GetPower e esteja certo que sua empresa não está jogando dinheiro fora e perdendo competitividade face à concorrência!

Clique aqui para conversar com um de nossos especialistas.

Receba nosso ebook grátis!

Posts relacionados