Energia solar e eólica: benefícios de cada uma!

GetPower Solar
20/04/2022
energia solar e eólica são duas fontes renováveis de energia. A primeira utiliza o sol como fonte de produção energética e a segunda utiliza a força dos ventos como fonte. Para a energia solar é comum o uso de painéis solares. Para a eólica usam-se hélices. Dentre as fontes renováveis, a energia Solar e Eólica são as que merecem maior destaque, tanto pelo seu potencial de geração elétrica quanto pela capacidade instalada no mundo.

Energia Solar

Primeiramente, a energia solar é gerada a partir da luz do sol por meio do sistema fotovoltaico, onde painéis solares convertem a luz para energia elétrica por meio das células solares.

Os painéis fotovoltaicos captam a abundante luz do sol e a convertem diretamente em energia elétrica.

Em seguida, a energia passa pelo inversor solar para ser adaptada ao padrão elétrico da rede e, depois, já pode ser utilizada para atender a casas, empresas e quaisquer outros estabelecimentos.

Ao contrário das turbinas eólicas, mais utilizadas em projetos centralizados, os painéis de energia solar também se espalham muito pelo Brasil em instalações de micros e minigeradores de geração distribuída.

Vantagens da Solar

Entre os principais benefícios que a energia solar pode proporcionar para as pessoas, podemos destacar os seguintes:
  • 100% renovável: a luz do sol é inesgotável;
  • É uma energia limpa: não produz resíduos;
  • Mais barata que outras fontes de energia: a luz do sol é gratuita e previsível;
  • Ocupa menos espaço: a eficiência dos painéis solares aumentaram muito e é possível gerar mais energia com menos unidades.

Desvantagens da Energia Solar:

Por outro lado,  é preciso ressaltar o principal ponto negativo da energia solar. Durante dias nublados e chuvosos ainda é possível gerar energia elétrica, pois a luz solar ainda está presente. Entretanto, quando o sol se põe a energia não é mais gerada. Ou seja, é impossível gerar energia solar durante a noite. Mas, existe uma solução para isso: baterias. Isso porque as tecnologias de armazenamento de energia elétrica estão bastante sofisticadas e a tendência é que sua eficiência multiplique nos próximos anos. [caption id="attachment_5080" align="aligncenter" width="1024"]energia solar e eolica energia solar e eólica: representação de energia solar[/caption]

O que é energia eólica?

Primeiramente, a energia eólica é a energia cinética derivada da força dos ventos, que pode ser utilizada para várias finalidades.

Incluindo a produção de eletricidade a partir de aerogeradores.

No Brasil, os aerogeradores operam em baixa velocidade, sendo um grande benefício, pois a baixa velocidade de rotação, reduz também os ruídos que vem do giro das hélices. A potência de geração elétrica de uma torre de energia eólica pode variar de forma diretamente proporcional à sua altura. De 50 a 200 metros, essas torres atingem na média, potências de 100 kW a 3 MW, respectivamente. Isso explica que quanto maior for a altura da torre, maiores serão as pás de captação da energia dos ventos.

Vantagens da Energia Eólica

Essa é uma ótima alternativa para diversificar a matriz energética e contribuir para o desenvolvimento sustentável. Veja algumas das principais vantagens:
  • 100% renovável: os ventos são um recurso inesgotável;
  • É uma energia limpa: não produz resíduos;
  • Pode gerar energia à noite se houver ventos;
  • Ocupa pouco espaço terrestre, podendo ser compartilhado com campos de agricultura;
  • Baixo custo de manutenção.

Desvantagens da Energia Eólica

Apesar dos benefícios, a energia eólica possui algumas desvantagens. A principal delas é a dependência dos ventos que são imprevisíveis. Além disso, existem dados estatísticos que mostram uma média histórica sobre o potencial eólico das regiões, porém nada garante o mesmo comportamento futuro e nem que haverá energia sendo produzida nos momentos em que ela é mais demandada. Dessa forma, outra desvantagem é a necessidade de criar um grande parque eólico para gerar uma quantidade significativa de energia, causando um grande impacto visual na natureza e restringindo os locais viáveis para a instalação da usina. [caption id="attachment_6310" align="aligncenter" width="1024"]energia solar e eólica usina de geração eólica[/caption] Além disso, ambas as energias possuem inúmeras vantagens com relação às fontes tradicionais, porém somente a energia solar possibilita a geração individual na sua residência.

Estamos aqui para te auxiliar!

Primordialmente, aqui na GetPower Solar acreditamos que energia solar é qualidade de vida! Além disso, temos um time incrível disponível para realizar uma visita em sua propriedade e viabilizar a instalação do seu sistema de energia solar! Nesse sentido, faça seu orçamento em 60 segundos e dê mais um passo em direção ao futuro!  
Receba nosso ebook grátis!

Posts relacionados