"Os brasileiros pagam cerca de R$ 12 bilhões por mês em tributos e subsídios na conta de luz, segundo dados da Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia (Abrace). O levantamento aponta uma alta de 47% no valor dessas taxas e encargos ao longo dos últimos quatro anos."Sendo assim, se torna cada vez mais evidente a necessidade de uma fonte alternativa de energia. Paulo Pedrosa, presidente da ABRACE em entrevista ao G1 comentou:
"A sociedade paga e paga muitas vezes. Toda vez que um brasileiro compra um frango congelado, uma camiseta ou um caderno para o filho levar para a escola está pagando a energia embutida naqueles produtos. Hoje em dia, numa família, um quarto do que ela gasta por mês é com energia", diz.O principal benefício para quem instala um sistema de energia solar é ter a conta da luz diminuída! Além disso, por uma série de regulamentações, a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) e os governos Estaduais e Federal, garantem uma redução nos custos da tarifa de energia e impostos para quem gerar sua própria energia.
Entre os motivos que explicam porque a energia solar vale a pena, está o rápido retorno do investimento.
Além disso, desde o momento em que o sistema começa a produzir energia, é possível obter certo retorno financeiro do dinheiro investido, pois há uma economia significativa na conta de luz.
Outras vantagens asseguradas pelo uso da energia fotovoltaica são a sua longa vida útil, sendo acima de 25 anos. A pouca manutenção necessária — a manutenção do sistema elétrico, por exemplo, só é feita uma vez a cada 6 meses.
E também, sua rápida instalação, que normalmente ocorre no período de 2 a 3 dias.
A geração de energia solar também é totalmente silenciosa, pois não usa um processo mecânico.
Mas, sim, fotoquímico, que ocorre silenciosamente dentro de cada uma das células fotovoltaicas.