energia solar vale a pena?

GetPower Solar
13/04/2022
Primeiramente, está querendo fugir dos aumentos na conta de luz e ainda não tem certeza se a energia solar vale a pena? Se sim, preparamos esse artigo rápido e claro para te deixar a par de tudo que você precisa saber para investir!

Custos com energia no Brasil:

Segundo o G1:
"Os brasileiros pagam cerca de R$ 12 bilhões por mês em tributos e subsídios na conta de luz, segundo dados da Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia (Abrace). O levantamento aponta uma alta de 47% no valor dessas taxas e encargos ao longo dos últimos quatro anos."
Sendo assim, se torna cada vez mais evidente a necessidade de uma fonte alternativa de energia. Paulo Pedrosa, presidente da ABRACE em entrevista ao G1 comentou:
"A sociedade paga e paga muitas vezes. Toda vez que um brasileiro compra um frango congelado, uma camiseta ou um caderno para o filho levar para a escola está pagando a energia embutida naqueles produtos. Hoje em dia, numa família, um quarto do que ela gasta por mês é com energia", diz.
O principal benefício para quem instala um sistema de energia solar é ter a conta da luz diminuída! Além disso, por uma série de regulamentações, a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) e os governos Estaduais e Federal, garantem uma redução nos custos da tarifa de energia e impostos para quem gerar sua própria energia.

Energia solar vale a pena? Sim, é um investimento!

Primeiramente, é muito importante lembrar que, diferentemente da maioria dos itens que adquirimos, a energia solar fotovoltaica gera retorno financeiro. Esse gasto com o gerador de energia solar deve ser visto como um investimento e não uma despesa, visto que a economia gerada ao longo de sua vida útil é muito superior ao valor investido. Gráfico de rendimento anual

Entre os motivos que explicam porque a energia solar vale a pena, está o rápido retorno do investimento.

Além disso, desde o momento em que o sistema começa a produzir energia, é possível obter certo retorno financeiro do dinheiro investido, pois há uma economia significativa na conta de luz.

Outras vantagens asseguradas pelo uso da energia fotovoltaica são a sua longa vida útil, sendo acima de 25 anos. A pouca manutenção necessária — a manutenção do sistema elétrico, por exemplo, só é feita uma vez a cada 6 meses.

E também, sua rápida instalação, que normalmente ocorre no período de 2 a 3 dias.

A geração de energia solar também é totalmente silenciosa, pois não usa um processo mecânico.

Mas, sim, fotoquímico, que ocorre silenciosamente dentro de cada uma das células fotovoltaicas.

Zero emissão de gases poluentes!

Portanto, por se tratar de uma energia renovável e limpa que vem da irradiação solar, para quem deseja melhorar o meio ambiente reduzindo a emissão de gases nocivos ao meio ambiente, o sistema fotovoltaico é uma ótima iniciativa para contribuir. Cientistas e especialistas ambientais não param de repetir que o uso de energias renováveis é uma das principais maneiras de minimizar as mudanças climáticas. Por isso, ao optar pela geração solar fotovoltaica, o consumidor contribui também para a mitigação das mudanças climáticas. Após analisar todas as vantagens  da energia solar, que tal fazer um orçamento de um sistema ideal para o seu consumo? Primeiramente, aqui é possível cortar em até 95% dos gastos com seu boleto de luz, de forma rápida e prática em 60s você descobre o que é necessário para respirar aliviado com sua fatura de energia!
Receba nosso ebook grátis!

Posts relacionados