Ou seja, o consumidor “aluga” lotes da fazenda solar que correspondam a créditos de energia elétrica suficiente para suprir o gasto energético do cliente.
Ao final do mês, a distribuidora calcula a diferença entre o consumo e os créditos que aquele consumidor possui.
Assim, o sistema gera economia no valor pago mensalmente com energia.
Este “aluguel” passa pelas normas de Geração Compartilhada definidas pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) na Resolução Normativa 687/2015.
Uma das principais vantagens de aderir a um plano de assinatura de uma fazenda solar é não precisar instalar uma usina de energia solar fotovoltaica local. Assim, não há preocupação com a manutenção do sistema e dos equipamentos.
Além disso, não é necessário realizar um grande investimento inicial. Vale destacar a economia, que pode chegar a 15% do valor da conta de energia, e a preservação do meio ambiente, visto que a energia solar fotovoltaica é limpa e renovável. Por outro lado, a economia é consideravelmente menor do que em uma instalação de um sistema solar fotovoltaico próprio. Além disso, o valor pago mensalmente pode sofrer alterações, dependendo do plano de assinatura. Com uma usina fotovoltaica própria, o consumidor tem o controle e uma maior previsibilidade dos gastos com energia. Com dúvidas? Entre em contato conosco, possuímos uma equipe altamente capacitada para te auxiliar. Primeiramente, aqui é possível cortar em até 95% dos gastos com seu boleto de luz, de forma rápida e prática em 60s você descobre o que é necessário para respirar aliviado com sua fatura de energia!