Fazenda Solar: Como Manter uma ?

GetPower Solar
12/04/2022
Fazenda solar é o nome que se dá aos empreendimentos que se dedicam à produção de energia elétrica através de painéis fotovoltaicos com o intuito de vendê-la para empresas e usuários residenciais comuns.

Mas, o que é uma fazenda solar?

Primeiramente, trata-se de uma Usina Solar Fotovoltaica de grande porte, instalada em uma região com condições ideais para a geração de energia solar fotovoltaica. A Fazenda Solar não é necessariamente construída em propriedades rurais, ao contrário do que possa parecer. A Usina Solar é conectada à rede de energia, e gera energia elétrica que pode ser aproveitada por vários consumidores. Isto porque a energia produzida é transformada em créditos, que podem ser aproveitados em qualquer lugar. A partir daí é possível adquirir cotas de energia produzida pela Fazenda Solar.

Ou seja, o consumidor “aluga” lotes da fazenda solar que correspondam a créditos de energia elétrica suficiente para suprir o gasto energético do cliente.

Ao final do mês, a distribuidora calcula a diferença entre o consumo e os créditos que aquele consumidor possui.

Assim, o sistema gera economia no valor pago mensalmente com energia.

Este “aluguel” passa pelas normas de Geração Compartilhada definidas pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) na Resolução Normativa 687/2015.

Vantagens e desvantagens:

Uma das principais vantagens de aderir a um plano de assinatura de uma fazenda solar é não precisar instalar uma usina de energia solar fotovoltaica local. Assim, não há preocupação com a manutenção do sistema e dos equipamentos.

Além disso, não é necessário realizar um grande investimento inicial. Vale destacar a economia, que pode chegar a 15% do valor da conta de energia, e a preservação do meio ambiente, visto que a energia solar fotovoltaica é limpa e renovável. Por outro lado, a economia é consideravelmente menor do que em uma instalação de um sistema solar fotovoltaico próprio. Além disso, o valor pago mensalmente pode sofrer alterações, dependendo do plano de assinatura. Com uma usina fotovoltaica própria, o consumidor tem o controle e uma maior previsibilidade dos gastos com energia. Com dúvidas? Entre em contato conosco, possuímos uma equipe altamente capacitada para te auxiliar. Primeiramente, aqui é possível cortar em até 95% dos gastos com seu boleto de luz, de forma rápida e prática em 60s você descobre o que é necessário para respirar aliviado com sua fatura de energia!
Receba nosso ebook grátis!

Posts relacionados