Garantia dos equipamentos de energia solar

Se tratando de um investimento de alto valor monetário é extremamente importante que o cliente ao fazer a aquisição do sistema fotovoltaico esteja informado e bem instruído com relação à garantia dos equipamentos de energia solar que estará investindo. Saber o que cada empresa envolvida (fabricantes, distribuidores e integradores) está oferecendo com relação aos equipamentos e vida útil do kit de energia solar é primordial para a certeza de um investimento seguro.

Neste artigo você terá acesso as informações sobre:

  • Componentes do sistema solar
  • Garantia dos equipamentos de energia solar
  • Garantia de fabricação dos painéis
  • Garantia de desempenho dos painéis
  • Garantia dos inversores
  • Garantia da estrutura de fixação
  • Garantia de instalação
  • Vida útil do sistema de energia solar
  • Cuidados a serem tomados

Componentes do sistema

É importante que saibamos previamente quais são os principais equipamentos do sistema (convencional). São eles: Módulos fotovoltaicos, inversores e estruturas de fixação dos módulos.

Módulos: Utilizando uma linguagem informal pode se dizer que o conjunto de módulos é o coração do sistema. Os painéis fotovoltaicos são os responsáveis por captar a luminosidade e, através do efeito fotovoltaico, transformar em energia elétrica de corrente contínua. Abaixo temos uma ilustração de como é composto um painel fotovoltaico. Saiba mais sobre painéis.

Inversores: Seguindo o padrão anterior os Inversores são como o cérebro do sistema, é uma tecnologia desenvolvida na complexidade, capaz de transformar a corrente- continua (CC) em corrente – alternada (CA). É importante destacar que a corrente utilizada em residências é a alternada. Sem o inversor a energia gerada seria inutilizável. Saiba mais clicando aqui.

Estruturas de fixação: Apesar de serem pouco comentados a estrutura de fixação tem papel fundamental na eficiência energética da geração e na longevidade de vida dos módulos fotovoltaicos. Sua principal função é estabilizar e sustentar os módulos na posição mais eficiente e segura possível. Saiba mais clicando aqui.

Garantias dos equipamentos de energia solar do kit fotovoltaico

De forma geral os sistemas fotovoltaicos como um todo possuem garantias de alta longevidade, ou seja, sistemas que garantem a alta performance por mais de 25 anos e o payback variando de 3 a 6 anos (tempo estimado em anos para compensar o valor investido).

Isso é importante pois garante ao investidor um retorno financeiro rápido, seguro e com rendimento acima do comum, tornando a energia solar um dos melhores investimentos do mercado, não só por uma taxa de retorno alta, mas também por garanti-la por um longo período de tempo.

Garantia do Painel Solar (Módulo Fotovoltaico)

Garantia de desempenho do painel solar

A grande maioria dos fabricantes apoiam seus produtos sobre uma garantia que relaciona eficiência por tempo, seguindo o padrão mundial de 25 anos de garantia.

Isso significa que a fabricante garante que a degradação real do módulo (declínio de produção que todos os módulos experimentam) esteja sempre acima da degradação mínima estipulada pela empresa produtora do material.

A seguir a fim de ilustrar o que foi dito traremos a imagem de uma função de desempenho x tempo dos módulos fotovoltaicos da fabricante BYD com garantia de desempenho de 25 anos desempenhando o mínimo de 80% no 25º ano.

Linha de garantia de performance módulo fotovoltaico BYD
Linha de garantia de performance módulo fotovoltaico BYD

Obs: A Garantia de desempenho não garante uma produção específica e sim uma porcentagem mínima de produção relacionada a produção máxima.

Garantia de fabricação

É a garantia que assegura o cliente contra defeitos de material ou problemas ligados ao processo de fabricação do módulo, normalmente essa garantia é de 10 anos.

 O fabricante pode optar por reparar ou substituir o produto, esta garantia, porém, não cobre a mão-de-obra do diagnóstico e/ou substituição, nem o custo de transporte do painel.

Curiosidade:

Apesar de possuir uma garantia de 25 anos, a vida útil dos módulos fotovoltaicos não para por ai. Existem relatos de painéis gerando energia mesmo após 60 anos de operação. Veja mais clicando aqui.

Segue também a imagem de um módulo dos anos 80 que ainda gera entre 70% e 73% da produção inicial.

Módulo Fotovoltaico da década de 80
Módulo Fotovoltaico da década de 80

Importante: A maior parte do valor investido no sistema fotovoltaico é direcionado aos módulos de energia, mas os módulos também são os componentes que oferecem as maiores garantias do sistema.

Garantia dos Inversores

É o cérebro do sistema, como mencionado anteriormente é o equipamento que recebe a tecnologia mais complexa do sistema, responsável por transformar a corrente contínua enviada dos módulos fotovoltaicos em corrente alternada.

É um equipamento delicado que possui garantia dependente do fabricante, variando de 5 a 10 anos. É recomendado que o usuário faça acompanhamento do equipamento e manutenções periódicas no intuito de preservar a vida desse equipamento.

Não existem estudos conclusivos quanto a perda de eficiência do inversor com o decorrer dos anos de garantia.

Garantia da Estrutura de Fixação

As estruturas para fixação dos módulos fotovoltaicos devem manter um padrão de materiais com alto grau de longevidade dado que são responsáveis por sustentar os painéis. Desta forma, a estrutura deve ser projetada para suportar peso, fortes ventos, suportar o calor ou frio extremo, o material deve possuir uma estrutura molecular que apresente baixo grau de corrosão dado que geralmente ficam expostos ao sol, chuva, calor e frio.

Muitas estruturas utilizam o mesmo material da borda dos módulos fotovoltaicos, garantindo uma longa vida útil ao material. Boas práticas incluem a instalação feita com estruturas de alumínio ou aço inoxidável.

As garantias aplicadas as estruturas de fixação geralmente giram em torno de 10 anos, mas uma boa estrutura pode ter vida útil de décadas assim como os módulos fotovoltaicos.

Como mencionado no caso dos inversores é interessante o usuário fazer um acompanhamento da qualidade da instalação das estruturas para não haver surpresas.

Existe um padrão mínimo que a estrutura deve respeitar e muitas empresas desqualificadas fazem a instalação de forma incorreta ou utilizando materiais de baixa qualidade, não apropriadas.

Garantia de instalação

A garantia de instalação não é obrigatória como no caso dos equipamentos fotovoltaicos, e muitas vezes pode até não ser ofertado pela empresa responsável pela instalação do seu sistema, no caso da GetPower é diferente.

A empresa preza pela qualidade e satisfação do cliente, ofertando uma garantia de instalação que cobre qualquer eventual problema gerado pelo mal manuseio dos equipamentos e má instalação do sistema fotovoltaico, esta garantia cobre também problemas gerados pela instalação do sistema como vazamentos, quebra de telhas, etc.

A garantia se estende pelo período de 12 meses e o reparo pode ser feito através da resolução da eventualidade ou reembolso em dinheiro.

Instalação feita por empresas sem qualificação de forma inconsequente. Tome cuidado!

Cuidados a serem tomados

É importante destacar que estamos falando de sistemas que terão vida útil de no mínimo 25 anos, por isso é fundamental saber as empresas que estarão envolvidas no processo de instalação do seu sistema solar além da garantia dos equipamentos de energia solar.

Além de conhecer a empresa integradora que irá instalar seu sistema é importante saber quem é a distribuidora e a fabricante do material utilizado no seu sistema para assegurar a garantia dos equipamentos de energia solar.

A grande maioria das fabricantes de material fotovoltaico são estrangeiras, e os distribuidores são responsáveis por importar os materiais e fazer sua distribuição em território nacional.

Caso ocorra a necessidade de solicitar a garantia do sistema o cliente pode reivindicar o seguro através de qualquer uma das três empresas envolvidas (integradora, distribuidora ou fabricante), mas cuidado, relacionar-se com empresas instáveis e sem relevância no mercado pode dificultar bastante o processo e no pior dos casos fazer com que o cliente fique “a ver navios”.

Portanto, procure o relacionamento com empresas de grande representatividade no mercado, com longos anos de atuação no setor e a menor possiblidade de falência possível, este tipo de empresa oferece a segurança de ser amparado, garantindo e acima de tudo a satisfação do cliente gerada pela certeza de um investimento rentável e seguro.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Assine e receba as novidades por email!

Não perca tempo,

Faça uma
simulação!

Descubra tudo sobre o seu sistema

  • Preço do Sistema
  • Quantidade de Módulos
  • Economia Gerada
  • Parcela do Financiamento
  • E Muito Mais!