Governo do Espirito Santo Aposta em Energia Solar

GetPower Solar
21/02/2020

Durante um evento realizado em Vitoria/ES, o Governador Renato Casagrande assinou um decreto que monstra que o governo do Espirito Santo aposta em energia solar, através do estimulo a utilização de energia limpa e renovável nos prédios públicos.

Com esse decreto todos os novos empreendimentos do Estado devem gerar energia através de sistemas solares fotovoltaicos.

Além disso as obras conveniadas, que são pagas pelo Estado, também se enquadrarão nesse decreto.

“O mundo atual exige uma visão diferente de desenvolvimento, com energia limpa. É esse mundo novo que temos que criar, e isso passa por debater energia. É uma decisão política, mas também econômica"

É importante enfatizar que isso não significa que toda a energia consumida por esses prédios será proveniente da energia solar.

De fato ainda não está claro se existe uma potência mínima para esses sistemas, até porque muitos destes empreendimentos não possuem área disponível no local para gerar toda sua necessidade de consumo.

Segundo o governador, esta medida visa combater dois pontos críticos:

- Aumentar a eficiência dos prédios públicos através da redução de custos fixos (fatura de energia).

- Contribuir para a sustentabilidade do planeta, uma vez que a fonte solar é limpa e sustentável.

Com isso o Espirito Santo busca ser o estado referência em utilização de energia sustentável pelo poder público.

Eletrificação do Transporte Público

O governador do estado não parou por aí.

Além de anunciar a obrigatoriedade de utilização de energia solar fotovoltaica nos novos prédios públicos, ele também definiu estratégias para o transporte público de passageiros.

“Estamos encomendando um estudo do Banco Latino-americano e assim que tivermos viabilidade econômica vamos começar a fazer a migração do ônibus a diesel para a gás e elétrico”

Como os estudos ainda serão realizados, Casagrande não definiu nada acerca deste assunto, entretanto o movimento da eletrificação dos veículos de transporte público já se mostra evidente num futuro próximo.

Assim como é realizado nos Estados Unidos, os pontos de carregamento destes ônibus são compostos por carregadores ultra-rápidos que são alimentados por um sistema solar fotovoltaico e um conjunto de baterias.

Não só o Espirito Santo deveria aposta em Energia Solar e sim todos os estados brasileiros, a fim de reduzir os gastos mensais com energia, sobrando mais dinheiro para investir no essencial.

Caso tenha mais alguma dúvida, não hesite em entrar em contato através de nossas redes sociais @getpowersolar.

Confira também o nosso canal no Youtube, clicando aqui.

Um Guia Completo sobre Financiamento de Energia Solar

Lá postamos diversos conteúdos gratuitos para difundir o conhecimento sobre energia solar!

Receba nosso ebook grátis!

Posts relacionados