MICRO INVERSOR: Vantagens e Desvantagens

Micro inversor

O micro inversor apareceu pela primeira vez no final dos anos 90 nos Estados Unidos, e, o que era apenas uma promessa, hoje é uma realidade acessível a qualquer pessoa.

Como o próprio nome sugere, são inversores compactos que têm a mesma função dos tradicionais (inversor string): transformar a energia elétrica de corrente contínua (CC) em corrente alternada (CA).

Assim o sistema fotovoltaico estará sincronizado com a rede pública de eletricidade e fornecerá o mesmo tipo de energia que você já recebe.

Além disso, trata-se de um avanço na tecnologia solar e torna os sistemas mais inteligentes, confiáveis, econômicos e seguros.

Vamos ver agora as vantagens de desvantagens do micro inversor e quando é viável utilizá-los.

Vantagens do Micro Inversor:

Veja as vantagens de se utilizar os Micro Inversores em uma instalação on-grid de energia solar fotovoltaica.

Independência de Produção

Nos inversores tradicionais, os módulos fotovoltaicos são ligados em sequência formando uma string.

Acontece que, caso um dos módulos que estão ligados na mesma string tenha algum defeito, sombra ou sujeira, que afete a produção dele, TODOS os outros módulos da mesma String terão perda na produção. Veja a imagem abaixo:

Fonte: Portal Solar

Nesse exemplo um dos módulos teve a infelicidade de receber um dejeto de passarinho, assim teve uma perda de 30%, com isso, todos os outros módulos foram afetados da mesma forma.

No Micro inversor isso não aconteceria, confira a imagem abaixo:

Fonte: Portal Solar

Nesse caso, cada Micro inversor suporta apenas 1 módulos fotovoltaico, porém existem modelos que podem ser conectados até 4 módulos em um único micro inversor, e mesmo assim, tem entradas separadas, isolando a produção de cada módulo.

Rastreamento de Falhas

99% dos inversores possuem um monitoramento, para acompanhar a produção e se está tudo certo com o sistema, porém nos inversores tradicionais não é possível detectar exatamente em qual módulo fotovoltaico está com problema, caso houver.

No caso dos micro inversores, por ele ter uma produção independente por cada placa fotovoltaica, é possível detectar exatamente qual está com problema ou sujeira.

Além disso, com o micro inversor você tem uma redundância em erros com o sistema. Caso um inversor venha a quebrar (isso é muito raro) você ainda tem a produção de todos os outros.

Obs: Já está sendo comercializado no mercado um inversor tradicional, que é possível detectar possíveis falhas em cada módulo separadamente. Conheça o Solar Edge.

Modularidade e Incompatibilidade

Uma das grandes vantagens do micro inversor é poder expandir o seu sistema aos poucos.

Diferente dos inversores tradicionais que precisam ter um número mínimo e máximo de módulos para funcionarem, com o micro inversor é possível adicionar aos poucos, comprando mais inversor, módulo e estrutura.

No inversor tradicional, em casa string só é possível utilizar um modelo de módulo fotovoltaico, obrigatoriamente.

CUIDADO: Para fazer a adição de módulos em sua instalação é preciso um novo projeto fotovoltaico assinado e aprovado pela concessionária, e tudo isso tem custo.

Não é viável economicamente ir adicionando de 2 em 2 módulos, devido ao custo de instalação e de homologação do projeto junto a concessionária de energia.

Orientação do Painel Solar

Nos inversores tradicionais que utilizam string, a instalação dos módulos fotovoltaicos dessa mesma string, precisam ser instalados exatamente com a mesma orientação, para terem a máxima eficiência.

No caso do Micro inversor isso não precisa ocorrer, devido a cada módulo ter sua produção independente.

OBS: É importante dizer que o inversor tradicional possui mais de um string, portanto é possível dividir a produção nas diferentes orientações do telhado. Toda via, é uma divisão menor comparado ao micro inversor.

Desvantagens do Micro Inversor

Se não houvesse desvantagens provavelmente não existiria outro tipo de inversor, como isso não é o caso, vamos falar um pouco das desvantagens.

Dificuldade de Acesso

O micro inversor é instalado no telhado, embaixo ou próximo dos módulos fotovoltaicos, por consequência isso dificulta o seu acesso caso algum problema ocorra.

Será necessário um técnico especializado e com NR 35 em dia para poder checar o micro inversor e fazer os ajustes necessários.

Eficiência

Apesar de ter um ganho de produção por conta da sua independência de geração em cada módulo fotovoltaico, ele perde uma porcentagem da geração devido sua menor eficiência.

Preço

Podemos falar que o preço do micro inversor é alto, e nunca irá chegar na viabilidade econômica de um inversor tradicional.

Imagine comprar um produto em atacado e outro no varejo, é praticamente a mesma ideia com os micro inversores. Para cada módulo (as vezes 2 ou 4, dependendo do modelo) é necessário um micro inversor, o que encarece a instalação.

Quando Utilizar os Micro Inversores

Em resumo, gostaria de explicar quais são as situações que são interessantes a utilização dos micro inversores.

  • Quando o telhado possuir mais águas (cortes) do que o número de MPPT de um inversor tradicional. Traduzindo, quando o inversor tradicional não conseguir dividir a produção de todas as orientações do telhado.
  • Quando o telhado possui sombreamentos relevantes para a produção de energia.
  • Quando o sistema de energia solar necessário for menor que 2,64 kWp. (Conta de energia entre R$50 – 250)

Melhores marcas de micro inversor

Hoje no Brasil existe três principais marcas de micro inversores disponíveis no mercado:

Entretanto, caso queira comprar um sistema de energia solar, seja com micro inversor ou não, a compra do material é feita através de empresas como Getpower, que repassam o material das distribuidoras direto para o cliente final.

Veja o post sobre como comprar o seu sistema de energia solar.

Micro Inversor ou Inversor Tradicional

Apesar das vantagens, nunca será mais viável economicamente construir uma usina de solo com a utilização de micro inversores, ou uma grande usina em telhado, ao invés de utilizar inversores strings nesses casos.

Por fim procure especialistas do setor que irão te ajudar a escolher o melhor tipo de inversor para sua situação e que não tenham exclusividade com nenhum tipo de equipamento.

Quer saber qual o valor do sistema ideal para você ou sua empresa, clique aqui

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Assine e receba as novidades por email!

Não perca tempo,

Faça uma
simulação!

Descubra tudo sobre o seu sistema

  • Preço do Sistema
  • Quantidade de Módulos
  • Economia Gerada
  • Parcela do Financiamento
  • E Muito Mais!