Monitoramento para Energia Solar

GetPower Solar
18/05/2020

Como Funciona o Monitoramento para Energia Solar:

Imagine você dirigindo um carro que o ponteiro do velocímetro esteja quebrado, um radar se aproxima com velocidade máxima permitida de 80 km/h, desse modo como saber se você está na velocidade correta?

Em um sistema fotovoltaico o monitoramento é como o velocímetro do carro, mas como funciona o monitoramento para energia solar?

Os Sistema de monitoramento de energia para instalações fotovoltaicos, são equipamentos eletrônicos de comunicação responsável por enviar as informações de geração do sistema de energia solar para uma plataforma online controlada por software que monitora o desempenho de uma instalação de energia solar fotovoltaico. 

O que está disponível no monitoramento do sistema:

Através dele o usuário pode acompanhar o andamento do sistema que fornece dados em tempo real e históricos de anos, meses, dias e até horas. Além disso ficam sabendo quando o seu sistema produziu de energia e a economia gerada.

O padrão dos monitoramentos do mercado mostram os seguintes dados:

  • Economia gerada em Reais
  • Energia produzida em kWh no Dia, Mês, Ano, Total
  • Dados Ecológicos como Árvores salvas, Km não Rodados, CO2 não emitidos.
  • Status da Usina

Outro recurso que é disponibilizado pelo monitoramento é possibilidade de identificar eventuais problemas que existem no sistema, permitindo ações preventivas e reparos imediatos, a fim de evitar a perda da produção de energia.

Além disso o monitoramento para energia solar, permite ao usuário a obtenção de dados acerca do funcionamento do sistema fotovoltaico em um determinado período de tempo.

Onde eu vejo os dados gerados  do sistema fotovoltaico:

O monitoramento tem como base a web ou aplicativo para celular. Os dados são captados pelo inversor de frequência e enviado via Wi-fi em tempo real para o servidor do fabricante do inversor ou também para aplicativos de monitoramento como o SolarView

Através de um login e senha um usuário pode acompanhar as informações do seu sistema.

A empresa que instalou o sistema possui acesso Master, ou seja, ela tem controle de todas as usinas que ele instalou desse fabricante e o cliente possui um usuário único com a sua usina solar.

A maioria dos inversores já contam com o sistema de monitoramento integrado, porém, caso o inversor não possua, é possível adquirir separadamente o equipamento de monitoramento.

Vamos olhar como funciona o monitoramento de alguns inversores:

Monitoramento Fronius:

A Fronius utiliza o monitoramento chamado SolarWeb, vamos dar uma olhada!

Tela de computador com gráficos e fotos

Essa é a tela do monitoramento e podemos observar alguns quadros informativos como, Potência Atual, Balanço Energético Hoje, Rendimento, Economia de CO2, Foto da instalação e Clima local.

Se observarmos no quadro de “POTÊNCIA ATUAL”, o próprio monitoramento informa o quanto está sendo utilizado do total do sistema de energia solar.

Outro dado que sempre gostamos de observar é a geração ao longo dos meses ano. Nós sempre comparamos a geração de energia que foi estimado no projeto, com a geração de energia que foi realizada durante do período de um ano.

Para isso basta clicar no balanço energético e mostrar em Ano.

Esse é um típico gráfico que reflete os fatores climáticos que são diferentes durante o ano, por exemplo, vemos uma geração significativamente maior em janeiro quanto comparado a junho e o principal fator para isso é o fator de irradiação desses meses.

E para encerramos a análise desse sistema, gostaria de comparar, dois dias “perfeitos” para geração de energia entre o mês de janeiro e julho do ano de 2019.

O gráfico acima é do dia 03/01/2019, ou seja, um dos melhores meses para geração aqui na região de Vitória. Nesse dia podemos ver que foi gerado 45,6 kWh

Podemos observar que o inversor ficou alguns horas em sua potência pico máxima de 6000W, acarretando assim uma maior geração de energia

O mesmo não acontece na imagem abaixo. No mês de Julho

Mesmo tendo um dia ensolarado, foi gerado 25,65 kWh no dia, ou seja, 43% a menos comparado ao dia em janeiro. 

Podemos observar que o inversor não atingiu 5000W mesmo no pico do dia, e isso tudo devido a irradiação do mês.

O gráfico acima mostra um dia nublado, podemos perceber a diferença para o dia ensolarado (Gráficos anteriores)

Monitoramento ABB:

O monitoramento da ABB é o AuroraVision, confira o layout

Os monitoramentos em geral seguem o mesmo padrão, com a maioria dos dados sendo igual para todos.

Cada Fabricante possui um sistema de monitoramento, você terá acesso quando instalar um sistema fotovoltaico desse fabricante.

A empresa instaladora que é responsável por fazer a configuração do seu monitoramento.

Monitoramento de alguns fabricantes:

A maioria dos monitoramento disponíveis conta com aplicativos também para celular. Abaixo deixei uma lista com alguns dos monitoramentos.

Lembrando que você apenas terá acesso ao monitoramento pertencente ao seu inversor. 

Sungrow: iSolarCloud
Fronius: SolarWeb
ABB: AuroraVision
GoodWe: SEMS Portal
Refusol: REFUlog
Growatt: http://server.growatt.com/
Weg: NetEco
Monitoramento Intelbras: https://monitoramentox.intelbras.com.br/

Monitoramentos extras:

Caso um inversor não venha de fábrica com um monitoramento próprio é possível e aconselhável adquirir um monitoramento de empresas especializadas.

Um exemplo é o SolarView.

O Solarview permite que um inversor sem monitoramento integrado, possa enviar as informações para acompanhamento.

WattPanel:

Se você observar cada fabricante possui um monitoramento diferente, e hoje já existem plataformas para unir todos em um só lugar para um maior controle e é ai que a Wattpanel se destaca.

Para a ferramenta do Wattpanel funcionar, é preciso que o inversor tenha algum monitoramento, seja próprio ou um SolarView por exemplo.

Ele consegue reunir os sistemas de energia solar de vários fabricantes em um só lugar, e personalizar o painel de controle com a logomarca empresa instaladora.

O Wattpanel é mais usado por empresas de energia solar, para terem controle em um só lugar de todas as suas usinas e de todos os fabricantes.

Eles também possuem algumas funcionalidades extras como, Análise de fatura, Relatórios, Gerenciamento de chamadas e mais.

É claro que tudo tem um preço, mas para empresas que já possuem uma quantidade de sistemas pode fazer total sentido.

Resumo:

Como mencionei anteriormente, o monitoramento sistema fotovoltaico é como o velocímetro do carro, ou até mesmo o indicador de combustível.

É preciso acompanhar para entender se a usina está funcionando devidamente, para não ocorrer surpresas ruins no final do mês.

Se você esta pensando em adquirir um sistema fotovoltaico, saiba que o monitoramento solar não é uma diferença competitiva de alguma empresa e sim uma exigência para todas.

Faça uma simulação em nosso site e descubra o sistema fotovoltaico ideal para o seu consumo. Clique no link abaixo.

FAZER UM ORÇAMENTO AGORA

Nós siga nas redes sociais e receba os melhores conteúdos sobre o setor, @getpowersolar 

Receba nosso ebook grátis!

Posts relacionados