Mulheres na energia solar!

GetPower Solar
14/04/2022
Primeiramente, lugar de mulher é onde ela quiser? Apesar dos avanços nas questões de gênero ainda é preciso refletir sobre essa afirmação! Pensando nisso preparamos um artigo falando sobre mulheres na energia solar! Por isso, ainda que o setor de energia solar também imponha os habituais desafios, as mulheres no mercado fotovoltaico brasileiro estão encontrando seu lugar. O segmento de energias renováveis é responsável por gerar 11,5 milhões de empregos no mundo, com estimativa de criar 42 milhões de empregos até 2050. Com isso, é essencial a elaboração de políticas capazes de viabilizar a equidade de gênero no setor.
Segundo a IRENA, no escopo mundial as mulheres ocupam 32% dos empregos nas áreas de energias renováveis.

Um retrato do passado!

Primeiramente, até os anos 1940, a maioria das mulheres dependia de seus maridos para ter o próprio sustento, dedicando-se exclusivamente ao cuidado da casa e dos filhos. Com o início da industrialização no Brasil, o cenário começou a mudar e as mulheres começaram a trabalhar nas indústrias, devido à necessidade de mão-de-obra. No entanto, os salários ofertados eram mais baixos que os dos homens e o trabalho feminino ganhou prioridade. A partir de 1970 o movimento feminista que explodiu nos EUA também chegou ao Brasil. Desde então, as mulheres ocuparam atividades profissionais mais relevantes na sociedade.  

Rede brasileira de mulheres na energia solar.

Em artigo original do VIII CBENS 2019:
A Rede MESol foi formada após a realização do I Encontro de Mulheres na Energia Solar, em junho de 2019, no Laboratório Fotovoltaica-UFSC. A rede é constituída por um grupo  de mulheres com formação científica e técnica que pesquisa, que ensina e trabalha na área da conversão da energia solar.  Ela se formou em torno de um diagnóstico compartilhado sobre a  desigualdade de gênero nos âmbitos de trabalho, com a intenção de analisar suas causas e desenvolver propostas que permitam melhorar esta situação.  A rede também compartilha a visão da necessidade de avançar em direção a um novo  modelo de energia renovável, limpo, distribuído e democrático. Acredita que a energia solar deve ser um pilar fundamental deste futuro modelo. 
Antes de tudo, aqui na Getpower acreditamos no esforço individual e que um time diverso traz mais resultados. Além disso, se você é mulher, está inserida na área da engenharia e quer somar conosco? Entre em contato em @getpowersolar e venha para o time que mais cresce no Brasil!   Primeiramente, aqui é possível cortar em até 95% dos gastos com seu boleto de luz, de forma rápida e prática em 60s você descobre o que é necessário para respirar aliviado com sua fatura de energia!
Receba nosso ebook grátis!

Posts relacionados