Apesar da energia solar existir há muito tempo, a maioria dos brasileiros estão tendo contato pela primeira vez agora, e ainda existem diversas dúvidas e perguntas frequentes sobre energia solar.
O valor do sistema varia de acordo com a quantidade de energia que necessita gerar. Veja o preço do sistema ideal para você.
Fizemos um post detalhado sobre como funciona o sistema fotovoltaico
Veja o passo a passo de como adquirir o seu sistema de energia solar turn-key (pronto para gerar economia) - Ver passo a passo
Normalmente não é necessário nenhuma alteração na residência , porém quando preciso, a empresa instaladora te ajudará.
As "obras" mais comuns são: reforço estrutural do telhado, adequação do padrão de entrada de energia, melhoria na instalação elétrica.
A rentabilidade do sistema depende de diversos fatores. Quando é realizado um orçamento, normalmente é feito um estudo financeiro que calcula a rentabilidade.
Entenda melhor sobre a rentabilidade do sistema nesse post
Os módulos fotovoltaicos não produzem nenhum ruído, já os inversores podem emitir ruídos que estão ligados com a refrigeração do mesmo.
A manutenção do sistema é simples e barata. Veja melhor sobre o assunto no post sobre a manutenção do sistema
Não. Por seu sistema usar a rede da concessionária como a sua "bateria", o inversor fotovoltaico irá desligar e isolar o seu sistema fotovoltaico por uma questão de segurança (desta forma você evita causar um acidente ou estragar o seu sistema).
Não. Ainda será necessário pagar alguns valores: Taxa de iluminação pública, tarifa de disponibilidade e residuais de impostos.
Lembrando que esses valores também são pagos por quem não possui energia solar!
Veja o cálculo completo do valor residual nesse post
Sim. Existem diversos testes que comprovam a resistência contra esse tipo de intempéries. Algumas de nossas instalações já passaram por isso!
Pode, isso chama-se “Sistema de Energia Solar Autônomo ou Isolado”, mas isso vai custar bem caro e tem que ser muito bem planejado. Se você calcular um sistema “pequeno” demais, correrá o risco de ficar sem energia na sua casa. Além disso, as baterias vão precisar de manutenção ao longo dos 25-30 anos de vida do seu gerador solar.
Uma recomendação é, se você tiver acesso a energia, não vale a pena colocar um sistema com baterias ainda, financeiramente falando.
Sim, caso você more na cobertura é possível instalar para sua residência. Lembrando que para isso, será necessária a autorização dos demais moradores.
Normalmente um sistema de energia solar para condomínio abastece somente a área comum do prédio.
A instalação é relativamente rápida. O tempo de instalação irá depender do tamanho do sistema.
Uma estimativa é de 2 dias para residências e 5 dias para empresas.
Hoje a maioria todos os inversores contam com o monitoramento integrado, que é possível ver em tempo real a produção do seu sistema.
Conheça tudo sobre o monitoramento da energia solar
O sistema de energia solar on-grid é, normalmente, conectado no seu quadro de luz. Desta forma a energia que os painéis produzem é usada na casa toda (para tudo o que estiver conectado na tomada de sua casa ou empresa).
Entre em contato com um de nossos consultores e tire suas dúvidas sobre energia solar