Qual a melhor direção para instalar o painel solar?

GetPower Solar
20/04/2022
Primeiramente, se você está interessado em instalar um sistema fotovoltaico a dúvida sobre qual a melhor direção para a instalar o painel solar surgiu. Pensando nisso preparamos esse breve artigo para te deixar a par desse critério técnico!

Qual a melhor direção para instalar o painel solar?

Primeiramente, a condição ideal para os painéis fotovoltaicos no hemisfério sul (caso do Brasil) é virada para o Norte. Um telhado com a face voltada ao norte e que não tenha a interferência de sombra é o local mais indicado para instalar um sistema solar fotovoltaico. Desta forma, o gerador de energia solar produzirá mais energia. Para sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica, o ângulo de inclinação igual ao da latitude é normalmente o melhor ângulo para se instalar um painel solar fotovoltaico. Por exemplo, no estado do Espírito Santo a latitude é de 20°, então os painéis devem ser instalados com 20° de inclinação.

Todavia, a perda de geração da energia solar fotovoltaica não é significativa se o sistema for instalado nas direções leste e oeste:

  • As perdas direcionais para telhados com face NE ou NO variam entre 3% e 8%.
  • Para um telhado com face leste ou oeste, você pode perder entre 12% e 20%.
  • Para face sul, as perdas são muito grandes. Somente considere instalar nesta parte do seu telhado se você morar na região Norte do Brasil.
Além disso, é importante que a empresa contratada e responsável pelo seu projeto fotovoltaico deve saber exatamente qual será a melhor posição para instalar o seu sistema de energia fotovoltaico. Sendo assim,  capaz de lhe informar as perdas de energia conforme a orientação, inclinação e localização geográfica no país.

Tenha um sistema!

Se você está buscando por essas informações, com certeza já considera adquirir um sistema fotovoltaico. Dessa forma, conte com nosso time de profissionais para te auxiliar nesse processo! Então, está esperando o quê? Faça seu orçamento em 60 segundos e dê mais um passo em direção ao futuro!
Receba nosso ebook grátis!

Posts relacionados