ESG na sua empresa: como implementar

GetPower Solar
04/03/2022
Você sabe o que é ESG e como implementar essa técnica na sua empresa? Nos últimos anos, consumidores estão mais conscientes em relação às práticas de empresas, podendo ser até um diferencial para contratação de um serviço ou produto. Portanto, essa conscientização dos consumidores com o meio ambiente, impactos na sociedade em geral, bem estar no trabalho e transparência nas práticas da empresa vem se tornando uma pauta essencial para gestores que desejam crescer no mercado.

O QUE É ESG?

ESG é uma sigla proveniente do inglês “Environmental, Social and Governance”, que faz referência aos critérios ambientais, sociais e de governança corporativa que são praticados em uma empresa. Pelo fato desses critérios terem um impacto amplo, os consumidores e investidores, na hora de escolher o produto ou serviço, levam em conta os seguintes pontos: -Ambiental: compromisso da empresa em reduzir emissão de gases de carbono, redução de desperdícios, poluição, ações sustentáveis, como, reciclagem, reutilização de materiais e insumos, entre outras; -Social: Ações que apoiam a diversidade em empresas, abominação da discriminação, assédio, diferença salarial entre gêneros, ações sociais que geram um retorno direto para a sociedade, entre outras; -Governança: Estabelecer um ambiente de trabalho com respeito, comunicação assertiva, estruturação e hierarquia da empresa, criação de políticas internas e canais de denúncia, entre outras.

SURGIMENTO DO ESG

O termo ESG, apesar de ter ganhado um peso nos últimos anos, está presente há mais de uma década.  Foi cunhado em uma publicação pioneira do Banco Mundial em parceria com a ONU, em 2004, chamada “Who Cares Wins” (Ganha quem se importa). Kofi Annan, secretário-geral da ONU, criticou 50 CEOs de grandes instituições financeiras do mundo, afim de obter respostas sobre como integrar os fatores ESG ao mercado de capitais. Estabelecendo as bases do investimento sustentável. 

PARA QUE SERVE ESG?

O principal objetivo de ESG é medir a consciência das organizações em relação aos critérios apresentados acima., que relacionam ativos tangíveis e intangíveis que se relacionam com os aspectos ambientais, sociais e de governança. Práticas ESG orientam as organizações construir confiança com consumidores e investidores, aumentar a consciência e encorajar a mudança social. Práticas estas que impactam na força de trabalho, melhoram a imagem da marca, fomentam a inovação, crescimento econômico e impactam positivamente a sociedade.

COMO IMPLEMENTAR ESG NAS EMPRESAS?

1 - Entenda o conceito e a grandeza do ESG

Primeiramente, é necessário compreender o que é ESG, os critérios e práticas de aplicação envolvidas. Ter esse conhecimento é necessário para envolver novos profissionais, colaboradores, que será necessário. Isto é necessário para prestar informações sobre as mudanças aplicadas e manter os colaboradores na mesma página.  Desta forma, o processo de implementação da estratégia não fica dependente do porta-voz da empresa. Todos os colaboradores de cada departamento ter o conhecimento da estratégia causa uma implementação mais integral da estratégia.

2 - Crie um conselho de ESG

Uma vez identificado a necessidade da implementação do ESG na empresa, é necessário definir responsáveis pela criação da estratégia. Para isso é recomendado a criação de um conselho de ESG, abrangendo setores diferentes da empresa, minorias, prezando pela diversidade e, se for o caso, a contratação de um profissional para liderar o projeto de implementação. Definindo os integrantes, posteriormente tem que ser definido as responsabilidades, metas e prazos de implementação da estratégia de cada um.

3 - Use um método de compliance para revisar práticas já existentes

Uma das atividades que pode ser atribuída ao conselho de ESG é o compliance dos setores da empresa. Uma conformidade de todos os setores da empresa, revisando as práticas já existentes da empresa no que diz respeito à sociedade, governança corporativa e ao meio ambiente. Para isso é necessário programas de compliance, revisando as políticas internas da empresa, os processos, e atuações de cada departamento, a fim de tornar o projeto conforme a lei.

4 - Crie novas práticas e indicadores

Após revisadas as politicas internas da empresa e conhecer quais as práticas sua organização já implementa em relação ao ESG, é a hora de definir novas estratégias e indicadores. Busque incluir praticas correspondentes de cada aspecto do ESG, com cronograma de implementação, objetivos e formas de mensurar o resultado de cada prática.

5 - Realize ações de conscientização dos colaboradores

Independentemente de estar no projeto, é essencial a conscientização dos colaboradores relacionadas ao ESG. Ao praticar isso, facilita a implementação da estratégia no projeto em si e uma consciência coletiva sobre os pontos positivos que o ESG pode causar. Para a empresa, na sociedade e para o meio ambiente. Além disso, o contato com colaboradores contribui para que o projeto do ESG seja mantido ao longo de mais tempo e que seus benefícios se perpetuem.

6 - Atue com transparência e controle.

Como foi mencionado anteriormente, atuar com transparência dentro e fora da empresa é uma das práticas do ESG. Fazendo isso, a empresa informa seus clientes, investidores e colaboradores suas preocupações com questões sociais e ambientais, buscando manter a ética e legalidade com estrutura e hierarquia corporativa. Agregando mais valor a sua empresa aos olhos dos consumidores e investidores.

CONCLUSÃO

Diante do que foi comentado anteriormente, é evidente a importância do ESG para sociedade em geral e principalmente para sua empresa. Por relacionar critérios que englobam melhorias em melhorias na sociedade, ambiental e na vida corporativa, o ESG tem ganhado bastante espaço no mercado como uma tendência e está se tornando um termo muito comum em todo o mercado econômico.
Receba nosso ebook grátis!

Posts relacionados