Sustentabilidade em Grandes Empresas!

GetPower Solar
18/03/2022
Inovação e meio ambiente foram temas muito debatidos nos últimos anos, mas como fica a sustentabilidade em grandes empresas? Vem conferir! As empresas que não mudam tendem ao fracasso. O cenário globalizado do mercado atual, tem exigido que a gestão seja modificada. Com o avanço das informações instantâneas e a necessidade de soluções rápidas, as mudanças organizacionais forçam a empresa não somente a mudar sua forma de atuar, mas também a forma de investir. O conceito de sustentabilidade envolve muito mais do que cuidar do meio ambiente. Além da preservação da fauna e da flora, é preciso considerar a justiça social, envolvendo compromissos relacionados à ética, diversidade de gênero, eliminação de preconceitos, cuidado com a comunidade e muito mais.

O que é sustentabilidade empresarial?

O conceito de sustentabilidade empresarial consiste de ações referentes ao meio ambiente e na adoção de medidas que promovem o resultado financeiro e propiciam, de forma ética, o desenvolvimento de toda a comunidade. Uma empresa sustentável é motivo de orgulho tanto para clientes quanto para os próprios colaboradores. E a razão disso é muito simples: com tanta destruição ambiental e desigualdade social, as pessoas estão realmente preocupadas com essa questão hoje em dia. Por isso, mostrar-se como uma organização que pensa e age a esse respeito é garantia de durabilidade, dinamismo, competitividade e lucratividade a longo prazo. Nesse sentido, vestir a camisa da sustentabilidade corporativa é um meio eficiente de fortalecer a imagem da empresa. Um negócio que se preocupa com o modo como são geridos os recursos naturais e o seu impacto social mostra-se empenhado em buscar o equilíbrio, o que é essencial para a manutenção da vida. Mais do que produtos e serviços, consumidores compram marcas, principalmente aquelas com as quais se identifica.

E quais os benefícios de ter sustentabilidade em grandes empresas?

Agora saiba quais são as 5 principais vantagens para a organização que adota políticas de desenvolvimento sustentável:
  1. Crescimento do bem-estar com a preservação do meio ambiente;
  2. Imagem positiva, contribuindo para a credibilidade e confiança junto aos consumidores, fornecedores e investidores;
  3. Vantagem competitiva e diferenciação de mercado, abrindo espaço para a expansão de nichos;
  4. Redução nos custos de produção, que consequentemente, geram economia nos processos da empresa;
  5. Satisfação e aumento da produtividade do colaborador por estar em um lugar que respeita a ele, os colegas, a comunidade e ao meio ambiente

Vamos a algumas dicas práticas sobre sustentabilidade!

Proteção ambiental e sustentabilidade em grandes empresas
Por mais que existam objeções à cientificidade da tese do aquecimento global, da contaminação das águas, da atmosfera e do solo, não tem como negar: a atividade humana tem sido bastante nociva ao planeta e ao ecossistema que o habita. Assim, se ações corretivas não forem implementadas com urgência, muitas plantas e animais podem estar com seus dias contados. E nós, seres humanos, também não escapamos.
Responsabilidade social e sustentabilidade
A responsabilidade social é o pilar da sustentabilidade. Preocupando-se não apenas com o capital humano da empresa, mas com todas as pessoas que são direta ou indiretamente afetadas pelas operações da instituição. Estão incluídos aí a comunidade local, o consumidor e a sociedade como todo. Nesse sentido, a ação corporativa deve ir muito além de tentar suavizar eventuais impactos negativos à coletividade. Precisamos pensar em como, podemos melhorar o mundo para nossos vizinhos dentro das nossas possibilidades, contribuindo com iniciativas que engrandeçam o homem em sua dignidade — seja na educação, na cultura, na segurança, na saúde ou, na verdade, em qualquer outra área.
Prosperidade econômica e sustentabilidade em grandes empresas
A essa altura, você deve estar pensando que implementar iniciativas voltadas para a preservação do meio ambiente e a promoção da qualidade de vida das pessoas pode onerar excessivamente a empresa, a ponto de reduzir sua competitividade no mercado por gerar custos excessivos. Mas saiba desde já: essa visão está totalmente equivocada, uma vez que deixa de fora da equação uma série de benefícios não mercadológicos para o negócio. Como exemplo, podemos citar o comportamento do consumidor moderno, que pesquisa e investiga informações sobre os valores das empresas antes de escolher os produtos que compra. Além disso, a sustentabilidade já tem um impacto tão grande no mercado que chega a influenciar o valor das ações da companhia. Em outras palavras: ser sustentável é lucrativo! Aliás, se uma empresa não for lucrativa, ela deixa de ser considerada sustentável. Muitas grandes empresas já estão conquistando bastante capital com práticas sustentáveis, tais como a reciclagem e a economia de água e de energia elétrica. O aspecto econômico também é muito relevante para a sustentabilidade, já que, se gera prejuízo, a iniciativa não dura muito tempo. Além disso, se as práticas sustentáveis reduzirem a competitividade do negócio, levando à diminuição do lucro, pode haver reajuste de preço. Aí, quem sai no prejuízo é o consumidor, que tem que pagar mais caro, bem como o trabalhador, que pode ser demitido. Sem contar que, nesse cenário, abre-se um espaço no mercado que pode acabar preenchido por empresas que não se importam com o meio ambiente, prejudicando também o planeta.

Quais exemplos podemos ter de sustentabilidade em grandes empresas?!

Confira algumas das empresas do Brasil que adotam práticas sustentáveis em sua cultura organizacional:
  • Unilever
Primeiramente temos que lembrar que grande parte dos insumos agrícolas da sede brasileira vem de fontes certificadas. A empresa atua junto a seus fornecedores para a adoção de práticas socioambientais. Além disso a intenção é que 100% da sua matéria-prima tenha certificação de origem.
  • Avon
A empresa de cosméticos investe em trabalhos e campanhas de combate à violência contra a mulher e na diversidade de gênero. E recentemente divulgou em suas redes sociais que já não faz mais, em nenhum lugar do mundo onde atua, testes de produtos em animais.
  • HSBC
O banco possui um programa de treinamento nomeado “Climate Partnership”, que busca colaboradores interessados em divulgar práticas sustentáveis. Esses profissionais participam de cursos de responsabilidade ambiental e participam de ações voluntárias promovidas pela instituição.
  • Philips
A empresa investe na tecnologia para a fabricação de lâmpadas mais modernas, para que elas resultem em economia na iluminação pública.
  • Coca-Cola
Por exemplo, a empresa pratica a reciclagem de boa parte do seu alumínio e garrafas PET. Com o projeto Coletivo Reciclagem, a Coca-Cola pretende reciclar todas as suas embalagens.
  • Apple
Primeiramente vale lembrar que a empresa é reconhecida mundialmente por seus gadgets, pela inovação e design, desde 2017 a empresa da maçã vem realizando ações consideráveis, para transformar o mundo em um lugar melhor para se viver. Entre estas ações está a informação, divulgada pela própria Apple, de que ela trabalha atualmente com 100% de energia limpa em suas instalações espalhadas por todo o mundo.
  • Natura
A Natura é uma das empresas brasileiras das quais mais se ouve falar que coloca verdadeiramente em prática a sustentabilidade empresarial. Além disso a empresa ainda aparece no ranking Global 100, lista das empresas mais sustentáveis do mundo, a organização tem seus produtos feitos com recursos naturais da Amazônia, sendo grande parte deles de origem vegetal.

E na sua empresa?

Embora seja fundamental para propagar a ideia de sustentabilidade, não é só de liderança que vive uma empresa sustentável. Também é imprescindível envolver todos os demais colaboradores no processo. As pessoas devem se sentir parte atuante nas ações implementadas, entendendo sua importância, seu porquê e os benefícios que essas práticas trazem a médio e longo prazos. Essa é a única maneira de garantir a governança corporativa da empresa, além de ser uma oportunidade única de melhorar o relacionamento entre todos e promover educação e engajamento dos colaboradores. E há outro aspecto crucial que deve ser levado em conta: as iniciativas em prol da sustentabilidade só funcionam se forem coletivas, o que torna obrigatório o envolvimento da equipe. Além disso ao desenvolver uma mentalidade corporativa antenada com as evoluções sociais, consciente do seu papel no desenvolvimento e aprimoramento da sociedade em geral e na criação de uma empresa sustentável, você poderá, muito antes do que imagina, colher os bons frutos dessas ações. Sendo assim, os benefícios para a empresa, para o meio ambiente e para a sociedade são imensuráveis.

Sustentabilidade em grandes empresas e energia solar!

Empresas como a Petrobrás e o Mercado livre já utilizam de forma extensa a energia solar, trazendo inovação, rentabilidade e economia para sua estrutura! Além disso, as energias renováveis são o caminho para o avanço e futuro da humanidade. Faça seu orçamento e implemente energia solar na sua empresa! Seja como os gigantes do mercado e invista num sistema de produção limpo e sustentável!  
Receba nosso ebook grátis!

Posts relacionados