Consultoria de energia solar: saiba tudo!

GetPower Solar
07/03/2022
Ter o apoio de um especialista é vital para o sucesso de qualquer projeto, não é mesmo? Uma consultoria de energia solar bem feita pode ser a chave de virada para seu projeto deslanchar!

Mas, o que é uma consultoria?

De forma geral, um consultor é aquele que, de forma imparcial, presta uma assistência técnica e objetiva em relação às estratégias, estruturas, gestão e operação de uma determinada organização na busca de seus resultados. A consultoria pode ser aplicada em qualquer setor, indo desde assessorias e implementações. Ou seja, a consultoria nada mais é do que um serviço oferecido por um profissional ou empresa de uma área específica para outro profissional ou empresa. A finalidade da consultoria é levantar as necessidades do cliente, por meio de diagnósticos e processos, identificar soluções e, então, recomendar ações de melhoria

O que faz um consultor em energia solar?

A consultoria no setor solar pode ser aplicada em várias áreas, como por exemplo na escolha da empresa certa para sua instalação, na análise de projeto dentre outros. Em sistemas de grande porte, o investimento inicial costuma ultrapassar a marca de milhões de reais. Sendo assim, para obter um projeto preciso e diminuir falhas na operação, um olhar externo com uma equipe especializada em cada setor é de grande ajuda para o sucesso do projeto. Daremos aqui uma breve explanação de três serviços de consultoria que podem ser aplicados no âmbito solar. Lembrando que a consultoria pode ser aplicada em todas as partes que envolvem a energia solar fotovoltaica.

Escolha da empresa certa para realizar a instalação

Quando falamos em instalação de sistemas solares fotovoltaicos é comum nos depararmos com os termos “Integradores” e “EPCistas”. Os Integradores são as empresas que fazem essa captação do cliente e cuidam de todos os aspectos que derivam de um gerador fotovoltaico como por exemplo os trâmites com a distribuidora de energia, as compras dos equipamentos, os projetos, instalações e monitoramento do sistema após a sua instalação. Geralmente fornecem uma proposta chave na mão, onde o cliente não tem que se preocupar com nenhuma etapa do processo de implementação do sistema, além claro, do investimento de capital. A palavra EPC vem de “Engineering, Procurement and Construction”, que traduzido significa “Engenharia, aquisição e construção”, onde diferente do integrador, não faz a captação do cliente e nem o acompanhamento após a instalação das placas e geração de energia. Porém, a maioria dos integradores também se consideram EPCistas, por realizarem os dois tipos de trabalho. Uma consultoria que visa escolher um integrador ou um epcista para investidores, ou quem quer seja que tenha o domínio do capital inicial, precisa analisar alguns aspectos da empresa. Como por exemplo o corpo técnico, a experiência em projetos, recomendações, relação com as distribuidoras, dentre outros.

Comissionamento

No setor solar temos uma hoje uma norma que rege os comissionamentos de sistemas solares fotovoltaicos conectados à rede, é a ABNT NBR 16274. – Sistemas fotovoltaicos conectados à rede – Requisitos mínimos para documentação, ensaios de comissionamento, inspeção e avaliação de desempenho. A consultoria que busca fazer o comissionamento de um sistema, deve-se basear na norma regente para aplicar de forma precisa as análises necessárias. Além de contar com a experiência dos consultores para avaliar as boas práticas de engenharia que foram aplicadas no projeto e execução do sistema.
Análise de projeto na consultoria de energia solar
Em um projeto de um gerador fotovoltaico convencional podemos dividi-lo em três partes, sendo eles:
  • Baixa tensão.
  • Média tensão.
  • Aterramento e SPDA.
Todas as partes têm a sua complexidade, entretanto, não é raro encontrar projetos sendo realizados sem levar em conta os parâmetros regidos pelas normas do setor ou feitos por profissionais não capacitados. Sendo assim, a consultoria é feita com o intuito de analisar se o projeto segue todas as etapas e processos da forma certa.

Conclusão

Para além disso, vale muito a pena pesquisar a fundo a empresa responsável pelo projeto e também a experiência do integrador que irá te ajudar nesse processo. Além disso, por ser um área em expansão é comum surgirem oportunistas. Aqui na Getpower possuímos experiência comprovada e profissionais capacitados para te auxiliar no processo de realização do seu projeto! Tenha um dos nossos consultores solares te auxiliando e comece a economizar!
Receba nosso ebook grátis!

Posts relacionados