Sistema On Grid: tudo sobre!

GetPower Solar
10/02/2022
Você conhece o sistema On Grid? Preparamos um guia rápido para te deixar por dentro de tudo! Antes de tudo, se você já pensou em instalar um sistema fotovoltaico em sua residência ou tem curiosidade sobre o assunto, você TEM que saber a diferença entre um sistema on grid para um sistema off grid. Sendo assim, neste texto vamos explicar essa diferença e explicar, de forma mais detalhada, o funcionamento do sistema on grid. Então vamos lá!

O que é o sistema on grid?

O sistema On grid, pela tradução livre do inglês, é um sistema conectado/ligado à rede pública de transmissão. Em outras palavras, ligado à uma rede da concessionária de energia da sua região. As baterias não precisam armazenar o que sobra de energia gerada pelo sistema. Ou seja, no caso do On Grid, grande parte geração de energia proveniente do sistema fotovoltaico é convertida em créditos para compensação da energia consumida da concessionária em períodos sem geração, no local de instalação ou em outro ponto de consumo (autoconsumo remoto). além disso, o sistema fotovoltaico On Grid é formado por equipamentos para converter a energia vinda da luz solar em eletricidade, em outras palavras, transferindo o excesso de energia gerado para a distribuidora, podendo economizar até 95% de sua fatura

Como funciona o sistema fotovoltaico On grid?

 
  1. Os módulos captam a energia proveniente da luz solar em forma de corrente continua.
  2. As placas converterão a energia vinda da corrente contínua para corrente alternada.
  3. Os equipamentos do imóvel consomem parte da energia que é gerada (convertida em corrente alternada).
  4. A concessionária receberá o excedente de energia da rede para converter em créditos com validade de 5 anos.
  5. As mesmas casas que fazem parte do sistema de compensação de créditos da concessionária terão os créditos abatidos.

Diferença entre On grid e o Off Grid:

Primeiramente, como o nome já diz o sistema “off-grid” está fora da rede, traduzindo do inglês. Ou seja, não tem ligação com a rede e, consequentemente, compensação de créditos na fatura de energia. Além disso, o sistema off grid funciona com baterias para armazenar a energia gerada, porém essas baterias tem um custo bastante elevado e que muitas vezes não deixa o sistema economicamente viável. Para descobrir o que faz mais sentido para você é bom estar alinhado sobre suas expectativas e necessidades. Além disso o On grid continua sendo a ideia mais viável para quem tem mais de um imóvel e planeja fazer o uso do uso de créditos e não está querendo fazer o investimento em baterias. 

Vantagens e desvantagens do sistema:

  • Vantagens:

- Sistema mais viável economicamente; - Permite a utilização do sistema de créditos.
  • Desvantagens:

- Obrigatoriedade de conexão à rede da concessionária de energia, dependência da concessionaria;

- Instabilidades na rede afetam a geração do sistema.

Eaí, animado com as possibilidades?

Com um sistema de energia solar você tem a possibilidade de dividir os créditos que sobram com outras unidades. Chegou a hora de economizar, faça um orçamento e PARE de se preocupar com seu boleto de energia! Sendo assim, faça agora mesmo um orçamento em 60 segundos e comece a economia!
Receba nosso ebook grátis!

Posts relacionados